Menu

6.2.23

Rastreamento

Rastreamento ou Tracking

Se tratando do assunto de acampamento selvagem, vamos nos valer que um amigo campista, se evadiu, sumiu ou desapareceu do camping e não voltou, e o que fazer? procurá-lo, e como?
Existe sim uma forma, e ela se chama rastreamento.
Camping Selvagem
Com este artigo, pelo menos vai dar uma compreensão de como encontrar alguém; perseguir e caçar um animal, "aparentemente" e, se estamos agindo corretamente nesta perseguição (hunting chase).
As trilhas de animais e pessoas podem ser encontradas em qualquer lugar (seguem praticamente o mesmo padrão de rastreamento), porém é uma arte complexa e que vêm se perdendo por falta de interessados ou até mesmo de professores sobre o assunto.

Rastreador (mateiro), o nosso "tracker" brasileiro
Camping Selvagem
Contudo, ter a capacidade de rastrear animais ou pessoas em ambiente selvagem poderá ser a diferença entre a "vida e a morte" em casos de necessidade e emergência.
Contanto que, o rastreamento é, e foi usado desde a antiguidade por indígenas e pessoas que se qualificaram nesta arte, vem ocupando espaço, um tanto fora do contexto da normalidade; mas existe profissionais que trabalham como rastreadores ou perseguidores "trackers".

Rastreando Animais 

Rastreamento de sinal - É todo monitoramento feito sobre as seguintes marcas deixadas pelos animais.
Trata-se de suas trilhas reais, bem como a sua fezes, arranhões, mastiga, a colheita de alimentos e outros sinais. Pessoas rastreiam animais para a sobrevivência, estudo científico, bem como para o puro prazer de resolver uma questão de quebra-cabeças.

A partir de um estudo de natureza e perspectiva científica, esta habilidade permite identificar  que animais estão presentes em uma área e ganhar alguma compreensão dos seus hábitos.
As habilidades de rastreamento vai, naturalmente, permitir-lhe chegar perto o suficiente de um animal vivo para matá-lo por comida, peles e outros materiais úteis em uma situação de sobrevivência.

Grande escala do sinal - Paisagem Tracking - esta é a leitura da paisagem para localizar animais.
Na maioria das paisagens há "ilhas" onde muitas espécies serão encontradas.
Uma maneira de olhar é encontrar as melhores "ilhas" para herbívoros.

Onde quer que haja herbívoros, carnívoros os seguirão. 
As áreas entre as ilhas tenderá a ser escassa de animais, exceto como uma área para os animais de passagem.

Rastreamento em caça e ecologia - É a ciência e a arte de observar animais "faixas" e outros "sinais", com o objetivo de ganhar a compreensão da "paisagem" do animal a ser rastreado (pedreira). Um outro objetivo do monitoramento é a compreensão mais profunda dos sistemas e padrões que compõem o meio ambiente e incorporando o rastreador.
A prática de rastreamento podem concentrar-se, mas não está limitado a, os padrões e sistemas da vida animal local e ecologia.
Trackers devem ser capazes de reconhecer e seguir os animais por meio de suas faixas, cartazes e trilhas, também conhecido como "rastro".
Uma trilha pode ter várias pistas

Spoor - Podem incluir trilhas, fezes , penas, mata, arranhando posts, trilhas, marcas de arrasto, sons, aromas, postos de marcação, o comportamento de outros animais, pistas de habitat, e quaisquer outras pistas sobre a identidade e o paradeiro da "pedreira".
O rastreador qualificado é capaz de discernir essas pistas, recriar o que aconteceu na paisagem, e fazer previsões sobre a pedreira. 
O rastreador pode tentar prever a localização atual da pedreira e seguir rastros da pedreira para esse local, em uma atividade conhecida como " à direita".
Pré-históricos caçadores  usaram rastreamento principalmente para recolher alimentos. 
Mesmo em tempos históricos, rastreamento tem sido tradicionalmente praticado pela maioria dos povos tribais em todo o mundo. Os militares e as agências de inteligência também utilizam o rastreamento para encontrar combatentes inimigos no mato, terra, mar e deserto.

Acompanhando como arte e ciência 

Tem sido sugerido que a arte de rastreamento pode ter sido a primeira implementação da ciência, praticada por caçadores-coletores já que a evolução dos seres humanos modernos,  além do conhecimento com base em observações diretas de animais, trackers ganham uma compreensão detalhada do comportamento através da interpretação das faixas e sinais.
Desta forma, muita informação pode ser obtida de outra forma que permanecem desconhecidos, especialmente sobre o comportamento dos animais raros ou noturnos que não são frequentemente observados.
Faixas e sinais oferecer informações sobre o comportamento imperturbável, natural, enquanto observações diretas que muitas vezes influenciam o animal pela simples presença do observador. 

Tracking - É, por conseguinte, um método não-invasivo de recolha de informação, em que o stress causado para os animais pode ser minimizada. 
Algumas das aplicações mais importantes de rastreamento estão em caça e captura, bem como controlar a caça furtiva, ecoturismo, educação ambiental, investigação policial, busca e salvamento, e na pesquisa científica.
A ciência moderna de rastreamento de animais é amplamente praticada nos campos da biologia dos animais selvagens, zoologia, "mammalogy", conservação e gestão da vida selvagem. 
O rastreamento permite a detecção de espécies raras, ameaçadas de extinção, e indescritíveis.


Reconhecimento de sinais

Para reconhecer um sinal específico, um tracker muitas vezes tem uma imagem preconcebida do que um sinal típico parece. Sem imagens preconcebidas muitos sinais podem ser negligenciados. 
No entanto, com uma imagem preconcebida de um rastro do animal específico em mente, trackers tenderá a "reconhecer" rastros em marcas feitas por outro animal, ou até mesmo em marcas aleatórias. Sua mente não será prejudicada para ver o que eles querem ver, e, a fim de evitar esses erros devem ter cuidado para não tomar decisões muito cedo. As decisões tomadas num piscar de olhos muitas vezes pode ser errada, então quando encontrar novos sinais, rastreadores devem tomar  seu tempo para estudar sinais em detalhe. Enquanto as imagens pré-concebidas podem ajudar a reconhecer os sinais, o rastreador deve, no entanto, evitar a tendência pré-condicionada a olhar para um conjunto de coisas no ambiente, com exclusão de todos os outros.

Trackers sempre tentam identificar a trilha positivamente por alguma marca distintiva ou maneirismo para não perdê-lo em qualquer rastro similar. Eles vão olhar para essas características nas pegadas, bem como para uma forma individual de caminhada.
Muitas vezes cascos de javali estão quebrados ou têm bordas lascadas, ou quando o animal está andando pode deixar uma "scuffmark" ou marca característica. 
Rastreadores experientes vão memorizar um rastro e ser capaz de distinguir esse animal individual a partir de muitos outros.

Ao seguir um rastro, trackers vai andar ao lado dele, não sobre ele, tomando cuidado para não estragar a trilha para que ele possa ser facilmente encontrado novamente se o rastro se perder.
As sombras expressas pelos cumes no rastro aparecem melhor se o rastro for mantido entre o tracker e o sol.

Com o sol brilhando por trás do rastro, as sombras são "lançadas" por pequenas saliências e reentrâncias no rastro, que será claramente visível. 
Com o sol por trás do rastreador, porém, estas sombras serão escondidas pelos cumes que eles expressam. O Rastreamento é mais fácil na parte da manhã e final da tarde, como as sombras projetadas pelos cumes no rastro são mais longas e destacam-se melhor  que perto do meio-dia. 
Como o sol se move mais alto no céu, as sombras crescem mais curtas. 
Ao meio-dia o rastro pode lançar nenhuma sombra em tudo, tornando-os difíceis de ver  no brilho da luz do sol.

Trackers nunca vão olhar para baixo de seus pés, se eles podem ajudá-los, uma vez que irá atrasá-los. 
Ao olhar para cima, bem à frente de si mesmo, aproximadamente 5-10 metros (15-30 pés), dependendo do terreno, ele será capaz de rastrear muito mais rápido e com mais facilidade.
A menos que ele precise estudar o rastro mais de perto, não é necessário examinar todos os sinais. 
Se ele ver um sinal de dez metros à frente, aqueles no meio podem ser ignorados  enquanto procuram rastros mais adiante.
Em terrenos difíceis, pode não ser possível ver sinais bem à frente, de modo que os  trackers terão de olhar para o chão na frente deles e se mover mais lentamente.
Trackers também devem evitar desconcentrar a sua atenção sobre as trilhas, ignorando, assim, tudo à sua volta. Rastreamento requer atenção variável, uma reorientação constante entre detalhes minuciosos da pista e todo o padrão do ambiente.
Parte de equipamento de um tracker


Antecipação e previsão

Embora, em princípio, é possível seguir uma trilha por simplesmente à procura de um sinal após o outro, isso pode revelar-se tão demorado que o tracker nunca vai apanhar com a pedreira. 
Em vez disso, o tracker colocar-se na posição de sua presa, a fim de antecipar a rota que ele pode ter tomado. Eles vão, assim, ser capaz de decidir com antecedência onde eles podem esperar encontrar sinais e, portanto, não perder tempo procurando por eles.
Trackers, muitas vezes, procuram rastros em lugares óbvios, como aberturas entre arbustos, onde o animal seria mais provável se mudar. Em arbustos grossos que eles vão olhar para os "throughways" mais acessíveis. Onde o rastro atravessa uma clareira aberta, eles vão olhar na direção geral de vias de acesso do outro lado da clareira. 
Se o animal estava se movendo de sombra para sombra, eles vão procurar rastros na sombra em frente.

Para ser capaz de antecipar e prever os movimentos de um animal, trackers devem  saber do animal e seu ambiente tão bem que eles podem se identificar com esse animal. 
Eles devem ser capazes de visualizar como o animal estava se movendo ao redor, e colocar-se em seu "position.If" que o animal estava se movendo em linha reta, em ritmo constante, e saber-se que existe um "poço" ou uma "panela" mais à frente; trackers devem deixar o rastro para procurar sinais do "charco ou pan".

Enquanto se alimenta, um animal geralmente move-se na direção do vento, indo de um arbusto para outro. Se o tracker sabe da comida favorita do animal, e sabe aliás como eles geralmente se movem, ele não precisa seguir o seu caminho em ziguezague, mas deixar o rastro em lugares,  movendo-se em um curso direto para economizar tempo, e pegar o rastro mais adiante.
Esses sinais podem ser fraccionados ou parcialmente obliterados; pode não ser sempre possível fazer uma reconstrução completa dos movimentos e atividades do animal com base em evidências "spoor" sozinho. Trackers podem, portanto, ter que criar uma hipótese de trabalho em que a evidência  "spoor" é complementado com pressupostos hipotéticos baseados não somente em seu conhecimento de comportamento animal, mas também na sua capacidade criativa para resolver novos problemas e descobrir novas informações.

Discrição

A fim de chegar perto de um animal, trackers devem passar despercebidos; não só pelo animal, mas também por outros animais que podem alertá-lo. Movendo-se o mais silenciosamente possível, trackers vão evitar pisar em folhas secas e galhos, e tomar muito cuidado quando se deslocam através da grama seca.
Se os trackers (rastreadores) estão em estreita proximidade com o animal, é importante que se mantenham a favor do vento do mesmo, isto é, numa posição em que o vento sopra para longe a partir do animal na direção do seguidor. Eles nunca devem estar em uma posição onde seu "perfume" poderia ser levado pelo vento para o animal e, assim, alertá-lo. 
É também importante que o animal não tenha oportunidade de atravessar as suas faixas, uma vez que o cheiro humano persistente alertará ele. A maioria dos animais preferem manter o vento em seus rostos quando viaja para que eles possam farejar perigo à frente deles.

Trackers, portanto, seguem geralmente a favor do vento a partir deles quando se aproximam dos animais por trás. A direção do vento pode, no entanto, mudar. Se a direção do vento é desfavorável, os trackers podem ter que deixar o rastro para procurar a presa do lado "downwind".
À medida que os trackers chegam mais perto do animal, eles devem se certificar de que  o vejam antes que ele o veja. Alguns trackers mantem um animal que continua olhando para trás, de sua própria trilha, sempre em alerta para o perigo vindo de trás. Quando o rastro é muito fresco, trackers pode ter que deixar o rastro para que o animal não o veja logo de  primeira.
Animais geralmente descansam na virada da direção do vento, para que eles possam ver o perigo se aproximando do lado a favor do vento, enquanto eles podem sentir o cheiro do perigo vindo de trás deles.

Ao perseguir um animal, trackers usam de arbustos, indo para baixo em suas mãos e joelhos sempre que necessário. Na grama longa que descem em seus estômagos puxando-se para a frente com os cotovelos. A coisa mais importante é não atrair a atenção com movimentos bruscos. Trackers tomam o seu tempo, movendo-se lentamente quando o animal não está olhando, e mantendo-se ainda quando o animal está olhando em sua direção. Ao perseguir um animal, trackers também devem ter cuidado para não perturbar outros animais. Um animal se perturbado vai dar o seu sinal, alertando, assim, todos os animais nas proximidades, incluindo o animal que está sendo rastreado.

As formas básicas de rastrear animais em trilhas 
Tentar avistar animais em trilhas exige certa dedicação e conhecimento. Aqui estão 3 dicas para a sua próxima caminhada na natureza:

1- Examine as pegadas Claro que se é a sua primeira vez, você não vai reconhecer logo de cara de qual animal é uma determinada pegada. No entanto, fotografe e use para referências futuras! É importante nos atentarmos a detalhes como o tamanho, o número de dedos, se existe um dedo opositor e comparar as pegadas das dianteiras com as traseiras. 
Aos poucos, você saberá de cor que uma irara (Eira barbara) possui cinco digitais e um gato-mourisco (Puma yagouaroundi) apenas quatro, como para a maioria dos felinos.

2- Examine o padrão do rastro e outros vestígios - Dependendo do padrão do rastro, ficará mais fácil de identificar o caminho seguido e qual é a espécie.
Por exemplo: felinos, caninos e animais com casco costumam caminhar sempre na diagonal. Determinados vestígios também indicam a presença recente de animais: fique atento a frutos comidos e folhas rasgadas que estejam na trilha, pois podem indicar que  macacos ou aves maiores passaram por ali.

3- Faça silêncio e use os seus sentidos - Os animais podem sentir de longe a presença humana. Por isso, o silêncio é essencial se você quiser flagrar alguma espécie dentro da floresta.
Além disso, use todos os seus sentidos: fique atento aos cheiros, pois alguns indivíduos, como os catetos (Tayassu tajacu), ao se sentirem alarmados emitem forte odor. 
E por último:
4- Observe - Esteja atento para cada detalhe, faça anotações e use-as de referências para as próximas trilhas! Lembre-se que há animais em todos os estrados da floresta, desde o chão até a copa das árvores mais altas.

Outros rastros:
uma ave - a maioria

pegada de um cão - podendo (raramente) ser um lobo-guará.

uma gaivota na praia

pegadas de pato - ganso

porco ou javali

um cervo ou veado

Rastreando Pessoas

As pessoas deixam "faixas" onde quer que vá - Trilhas de areia, florestas, matas, prados, e até mesmo em pisos de madeira ou cimento. Como as pessoas que procuram vagueiam, não é surpreendente que eles às vezes deixam trilhas. Isto pode levar a algumas posições bem interessantes.
O que faz um rastreador (tracker) olhar para o controle de seres humanos? Apenas fazer um apanhado geral e minucioso de algumas pistas e faixas que o ser humano vai deixar.

Repare nos detalhes que o cercam: a marca de uma fogueira, as marcas de "barracas" no solo podem indicar o local onde os indivíduos se instalaram. 
Pegadas, marcas nas árvores, galhos quebrados, folhas amassadas, indicam de onde vieram e pra onde foram, observando-se com atenção sabe se também quantas pessoas eram, se você conseguir distinguir os tamanhos das pegadas e tipos de calçado.


Primeiro, você tem que saber as faixas da pessoa que você está tentando encontrar (uma particularidade dela). Você pode ter que voltar para seu acampamento para ver se você pode encontrar algumas de suas faixas ao redor, ou visitar um lugar que você conhece donde a pessoa era. Ao eliminar outras faixas, você deve ser capaz de deduzir a procura para a correta.

Não espere para encontrar pistas perfeitas o tempo todo. Se você encontrar detalhes suficientes na "cópia" para identificá-lo positivamente, isso é chamado de "impressão assinatura". Marcas de salto alto são um dos sinais para procurar. Como você dar um passo, observe que o calcanhar se resume em primeiro lugar e carrega todo o peso. Isso deixa uma boa "impressão". Às vezes, o dedo do pé não vai deixar muito de uma impressão.

Faixas humanas realmente estão por toda parte, como você vai notar, uma vez que você se familiarizar com o que procurar. Como faixas de pessoas deixadas em uma parede durante uma fuga, ou caminhando no asfalto.
Quando  estão relaxados, as pessoas colocam seus pés sobre as coisas, como em um acampamento.
Mas pode-se reconhecer  a faixa também se for no piso, "e a pessoa", basta prestar bem atenção a maneira e modo como ela pisa.


As pessoas vão passar por cima ou ir sob obstruções em trilhas. Como que deixam por exemplo um registro e marcas na parte inferior do sapato esfregado em uma madeira.

Ao subir, elas tendem a cavar seus dedos um pouco mais. Deixando onde cascalho foi raspado e algum material solto foi chutado para trás como o dedo do pé da bota cavada. 
Ou como uma pessoa estava viajando da esquerda para a direita, ou vice, e deixam alguns dos cascalhos pressionado para o chão com o peso de ser pisado. 
E se você olhar ainda mais perto, você pode encontrar alguns galhos quebrados e as vezes faixas mais velhas, como folhas.

Quando você anda, seus sapatos pegam o material do solo. Quando você pisa em uma superfície para outra, parte desse material é transportado para a nova superfície por seus sapatos. Neste caso, alguém pode estar andando na areia, em seguida, pisou no pedaço de madeira. A areia que foi transferida deixou um "padrão" de seu sapato. Este sinal é chamado de "transferência".

As faixas podem estar em qualquer lugar. Se você pisar em um pedaço de papel, você deixa uma pista sobre ele. Se você pisar em uma lata de alumínio, você deixa uma marca nele.
Se você controlar a fonte de luz, você pode ver essas faixas escondidas.
Exemplo de um quarto escuro, segure uma lanterna em um ângulo baixo para o objeto que você está examinando, deve ser capaz de ver a transferência de pó sobre o objeto, como o padrão a partir do fundo de um sapato.
Esta é também a maneira de ver as faixas no piso de linóleo. Desligue as luzes e use uma lanterna para iluminar o chão em um ângulo bem baixo. Isso fará com que as faixas se destacam. Experimente e veja o que você pode encontrar.

Uma "cópia" de  sapato pode ser encontrada em um piso de linóleo empoeirado. Com um ângulo de luz adequada, não é difícil encontrar pistas sobre essas superfícies. Você pode ter que escurecer o quarto e usar uma lanterna para obter o ângulo de luz adequada, mas superfícies lisas podem produzir faixas.

Curiosidade  

A pegada gigante - Se encontrar uma pegada gravada na rocha já é estranho, o que dirá de uma pegada de um gigante? Pois é isso que parece estar gravado numa pedra, no sul da África:

Em 15 outubro de 2012 o Editor e Produtor Michael Tellinger (à direita ao lado da pegada gigante) discutiu seu estudo de ruínas antigas na ponta sul da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário