Menu

6.2.23

Região Serrana - RJ

Região Serrana -  Acampe na serra selvagem


O que ver - Visite o Museu Imperial e o Palácio de Cristal em Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Visconde de Mauá, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Itatiaia e as serestas de Conservatória.
Na região serrana, acampe selvagem e semisselvagem, apesar do frio, os meses de inverno (junho a setembro) combinam mais com o clima das cidades.
Camping Selvagem
Como chegar - Pela BR-040 - o trecho do Rio de Janeiro a Juiz de Fora foi privatizado e recapeado daí até Belo Horizonte. Nesta região existe pista dupla e curvas em todo o roteiro, mas o asfalto e a sinalização apresentam boas condições.

Qual é a cidade mais alta da Região Serrana do Rio de Janeiro?

A cidade de Teresópolis, com uma área de 771 Km², altitude de 871 m e temperatura média  18°.  
É a cidade mais alta do estado do Rio de Janeiro e, portanto, uma das de clima mais frio.

Qual a cidade mais fria na serra do Rio de Janeiro?

As cidades de Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, se tornaram as mais frias do Brasil neste ano 2023. Segundo dados obtidos nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Petrópolis ocupou a primeira posição ao atingir a temperatura mínima de 1,5°C na estação Pico do Couto. Já Nova Friburgo, foi a segunda cidade mais fria ao bater mínima de 1,7°C na estação Salinas. Depois, aparecem três cidades de Minas Gerais: Caldas, Maria da Fé e Monte Verde.

Conservatória

◬535 m. Rio de Janeiro 121, Barra do Piraí 31, Valença 33, São José dos Campos 245.
Nas noites de sexta e sábado, seresteiros e turistas caminham pelas vielas com casas de estilo colonial entoando velhas canções.

As serestas costumam começar às 23h, mas os músicos chegam algumas horas antes no Museu da Seresta. Nem só de seresta e turismo vive a pequena cidade, mas também da agropecuária.

Em cada casa existe uma plaquinha com o nome de um clássico da música brasileira. Muitas delas foram descerradas formalmente com a presença dos autores, caso de Dorival Caymmi e Tom Jobim.

★★ Serra da Beleza

Com altitude média de 1.200 m, a Serra da Beleza localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, próximo a cidade de Valença, e do distrito de Conservatória, nacionalmente conhecido como centro turístico e excelente local de repouso. 
Fica a poucos quilômetros da cidade de Sta. Izabel, a Serra da Beleza possui atrativos naturais que saltam aos olhos.

Com relevo de aspecto típico, onde os cumes apresentam-se de forma arredondada e em diversos níveis. A vegetação de encostas apresenta trechos de mata virgem, de médio e alto porte, capoeirões e principalmente rasteira. 

O trecho mais elevado da RJ 137 chama-se Mirante da Serra, sendo o melhor local para se apreciar a belíssima paisagem que circunda a região, avistando-se desde o Pico do Cavalo Ruço com 1.250 m até a Torre da Igreja de Santa Rita de Jacutinga (MG) , e de onde se tem uma visão total do imenso Vale do Rio Preto. O pico mais alto é o Pico do Pires com 1.300 m. 

A Serra da Beleza está próxima das seguintes cidades turísticas da região: a 10 minutos de Conservatória e Sta. Izabel, e a 30 minutos de Sta. Rita do Jacutinga.

A Serra da Beleza é um maravilhoso ponto turístico onde, de seu cume, já se avista o Estado de Minas Gerais, ela, na verdade, não é a montanha em si, mas a vista que se tem de lá, daí o nome. 
O mirante de onde se aprecia a paisagem, e também a paisagem, estão em território pertencente a Santa Isabel do Rio Preto.
Na verdade, a Serra da Beleza chama-se Serra da Taquara, e, há um tempo atrás, a Serra foi, e ainda é, procurada por ufólogos e por várias vezes a serra foi citada em revistas e jornais como ponto de Acontecimentos Extraterrenos, os Óvnis.

Imagem original - avistamento de Óvni

Existe várias pousadas em Conservatória, vale a pena conferir, e também pesquisar por uma área de camping selvagem, sem ser organizado, já que existe grandes extensões de áreas verdes.
Confira esse camping:
Pousada e Camping Serras Verdes - Rua Brigadeiro Dias Costa - Corte da Pedra - Conservatória - Valença: ampla área gramada, banheiros feminino e masculino com chuveiros quentes, pontos de luz 110 v, lava-pratos, lava-roupas e churrasqueira.



Rio das Flores

◬525 m. Rio de Janeiro 180, Valença 19, Três Rios 68, Volta Redonda 96.
Abriga um dos mais importantes conjuntos preservados de fazendas do Ciclo do Café, como a Fazenda do Paraíso, considerada a "Jóia do Vale", construída entre 1845 e 1853.

Além das construções históricas, Rio das Flores abriga também diversas cachoeiras, trilhas e mirantes - o da Boa Vista está entre os mais concorridos por conta da vista panorâmica e do pôr do sol. 

No Centro, todos os caminhos levam à igreja Matriz de Santa Tereza D'Ávila, onde Santos Dumont e de sua irmã Sofia foram batizados.
O passeio pela região deve incluir uma visita à vila de São José das Três Ilhas, a 35 quilômetros. 
Para acampar em Rio das Flores somente um camping selvagem:

Recanto das Águas Camping Selvagem4,500 km de distância do asfalto (Centro) até a porteira do camping: Área para camping, com muito verde, banho de ducha, cachoeirinha, trilha no mato, eventos esportivos, e descanso.

Valença

560 m. Rio de Janeiro 161, Barra do Piraí 39, São Paulo 399.
É uma cidade com um grande potencial voltado para a área de ecoturismo, tendo como principal ponto deste a Serra da Concórdia, que encontra-se a sudoeste da cidade e está situada entre os vales dos rios Preto e Rio Paraíba do Sul. 

É a única região que possui duas Unidades de Conservação públicas acrescendo de uma privada, sendo estes: Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia e Estadual da Serra da Concórdia, o Santuário de Vida Silvestre da Serra da Concórdia e a Serra dos Mascates. 

Há também o Ronco D'Água, um balneário com cachoeira natural. 
Possui uma festa tradicional nomeada de Festa da Nossa Senhora da Glória, no mês de agosto, para homenagear a padroeira da cidade.


★★ Parque Natural Municipal Açude da Concórdia

Área protegida por lei, o Parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande interesse ecológico e beleza cênica, sendo permitida a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Além da beleza natural o parque ainda possui outros atrativos: passeios pelo açude em pedalinhos e barcos, trilhas interpretativas bem sinalizadas em meio a exuberante Mata Atlântica, abrigo, churrasqueiras.

É possível acampar (semisselvagem), existe uma infraestrutura com banheiros o outras instalações. 
Excelente local para a observação de aves, e existem várias trilhas dentro da mata, a principal contorna o lago e tem pouco mais de 4 Km. 

A beleza e a exuberância da mata é de tirar o fôlego e a quantidade de espécies avistadas a partir do acesso ao parque desde a RJ-145.
O parque esta aberto para visitação de quinta a domingo e feriados das 8:00 às 18:00 h e que a estrada de acesso se encontra em ótimas condições. 


Quilombo e as origens do samba

★ Quilombo São José da Serra

O Quilombo São José é uma comunidade centenária onde moram cerca de 200 afrodescendentes de uma mesma família ancestral, que, durante a escravidão, trouxe de Angola para as fazendas de café da região Sudeste do Brasil-Colônia para o Brasil a dança do Jongo.

O jongo é uma dança de roda considerada uma das origens do samba e é reconhecida pelo Governo Federal como Patrimônio Histórico Nacional.
O Quilombo São José é o berço do jongo, no Município de Valença, Rio de Janeiro, terra da lendária jongueira e sambista Clementina de Jesus.

Vassouras

◬434 m. Rio de Janeiro 116, Mendes 19, Barra do Piraí 22, Miguel Pereira 32.
Preserva construções históricas da época do café, como a Igreja Matriz e os casarões que hoje abrigam órgãos públicos.

Os universitários movimentam a economia da cidade. A maioria dos estudantes frequentam os bares do Centro, na região conhecida como Broadway.
Existe o Camping Nature - Sacra Família do Tinguá - Eng. Paulo de Frontin: com infra-estrutura, quase selvagem, local histórico e contato com a natureza.


Pati do Alferes

◬610 m. Rio de Janeiro 100, Miguel Pereira 7, Vassouras 39, Barra Mansa 133.
A pinga é uma das atrações da cidade que, além de produzir aguardente artesanal, possui o Museu da Cachaça, com 1 900 garrafas da bebida adquiridas no Brasil inteiro. 
No distrito de Avelar (15 km) pode-se comprar flores feitas com palha (artesanato típico da região).

A tranqüila cidade também destaca-se por ser a maior produtora de tomate do Estado, realizando anualmente (junho) uma festa do produto.
Em Pati de Alferes a opção de camping são as mesmas de Vassouras e Petrópolis.

Petrópolis

◬809 m. Rio de Janeiro 66, Teresópolis 54, Três Rios 66, Niterói 76, Nova Friburgo 131.
O centro histórico guarda as lembranças do Império em imponentes construções, com destaque para o Museu Imperial. 
A Rua Teresa é um sem-fim de confecções e atravessá-la nos fins de semana exige paciência.

Para quem gosta de atrações mais ecológicas, as caminhadas e os esportes radicais são praticados no parque nacional. 
A boa culinária está presente nos restaurantes, e o distrito de Itaipava é o principal reduto gastronômico.
Hotel Quitandinha, ex-cassino, cartão postal de Petrópolis

O crescimento da cidade trouxe os problemas das grandes metrópoles, como congestionamento e poluição. Evite sair ou chegar do município no final da tarde, quando um forte nevoeiro torna quase nula a visão do motorista.

Camping Vale da Paz Selva - Estrada do Taquaril: Área para camping totalmente selvagem com trilhas para montanhas, matas e riachos.


Teresópolis

◬871 m. Rio de Janeiro 91, Magé 31, Itaipava 40, Nova Friburgo 77.
Apesar de não possuir o mesmo charme da vizinha Petrópolis, a cidade apresenta um clima agradável, realçado pela vista do Pico Dedo de Deus.

Considerada a “capital brasileira do alpinismo”, Teresópolis oferece uma série de passeios e opções turísticas, destacando-se o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
A economia é mais voltada para o comércio local. 
No final da tarde, como em Petrópolis, surge um forte nevoeiro, o que torna muito perigoso trafegar pelas estradas.

Em Teresópolis há apenas um camping organizado, e bem simples: é o Quinta da Barra, particular, a 1.5 km do centro da cidade pela estrada Teresópolis-Petrópolis. 

Camping Quinta da Barra – Teresópolis
quinta-da-barra-1

★★★ Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Com uma área de 12 mil ha, seu relevo acidentado apresenta várias elevações rochosas, com destaque para o Pico Dedo de Deus (1 692 m) e a Pedra do Sino (2 263 m), o mais alto do conjunto.
O visitante pode percorrer trilhas e conhecer as diversas cachoeiras e piscinas naturais.

Os "trekkings" mais experientes podem fazer a travessia de Petrópolis a Teresópolis (42 km) em 3 dias, passando pelo Castelo do Açu e Pedra do Sino, que também pode ser alcançada por Teresópolis em trilha limpa de 5 h sem o acompanhamento de guias.

Na subsede estão os melhores poços para banhos, trilhas mais leves e o Centro de Visitação para turistas. 
Tem 2 áreas de camping e alojamentos para grupos (25 a 30 pessoas) que deve ser reservado, a Carpintaria e a Clareira. 
Os dois acampamentos da subsede são também modestos e rústicos, mas adequados para a prática do camping semisselvagem. 
Para acampar, o campista pode escolher entre a sede e a subsede.

A sede fica no km 58 da estrada Rio - Teresópolis, já praticamente na cidade, com um único acampamento, o 13 de Maio. 
Tem o ar puro, o verde das matas, o cantar dos passarinhos, alamedas, banhos em piscina natural pelas águas do rio Paquequer, passeios nas trilhas quase centenárias.
Para muitos campistas vale o sacrifício, principalmente para o camping selvagem, sem depender da subsede do Parque. 
Já para quem não gosta de acampar, o Parque também dispõe de dois abrigos, um para descanso, e outro exclusivo a alpinistas e excursionistas.

A sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, apresenta várias opções de trilhas. A principal é a travessia do parque a partir de Petrópolis. 
São 3 dias de caminhada, passando por seus pontos culminantes. Na subsede do parque ficam as melhores piscinas naturais.

Camping Quinta da Barra - R. Antônio Maria - 5ª Barra: Sem fins lucrativos - espaço para barracas, trailer e motorhome, traga seu equipamento de camping.


Cachoeiras de Macacu

◬57 m. Rio de Janeiro 105, Nova Friburgo 40, Teresópolis 117, Juiz de Fora 289.
Pequena cidade situada no sopé da Serra dos Órgãos.

Atualmente, o município tem se tornado uma atração para os praticantes do trekking, montanhismo,  rapel e  outras modalidades de esportes radicais e ecoturismo, sendo que parte do seu território encontra-se situado nos limites do Parque Estadual dos Três Picos, respondendo Cachoeiras de Macacu por 66% da área da unidade de conservação.

Nos arredores há vários atrativos naturais. Os rios que cortam a região oferecem opções de poços e cachoeiras.
Na Pedra do Colégio é possível saltar de asa-delta. Atenção a subida da serra até Nova Friburgo, é congestionada e cheia de curvas perigosas.

Pedra do Colégio

Espaço Cultural 7 Quedas Inn - RJ-116 - Boca do Mato: com infra-estruturas.

Acampamento Vale das Águas - Acampamento de férias - RJ 116 - Estrada Antônio José Monerat Neto - Faraó de Cima: amplas estruturas, piscinas e rio, toboágua, tirolesa, rapel.

Nova Friburgo

◬846 m. Rio de Janeiro 150, Além Paraíba 54, Sana 61, Teresópolis 77, Petrópolis 131.
A colonização suíça aparece na arquitetura das casas e nas fondues e racletes servidas nos restaurantes. Não deixe de visitar as esculturas de barro do Jardim do Nego.

As atrações naturais são compostas por inúmeras cachoeiras e picos, dos quais, em dias claros, avistam-se a Baía de Guanabara e a Região dos Lagos.

Pedra do Cão Sentado, é uma das atrações

É conhecida como a Capital da Lingerie por possuir inúmeras fábricas e lojas no bairro de Olaria.
A estrada para Teresópolis foi totalmente recapeada e sinalizada. Já no acesso por Cachoeiras de Macacu, o asfalto continua ruim, e o trecho de serra é perigoso.


Camping Clube do Brasil - Muri - Av. Hamburg - Debossan: banheiros com chuveiros de água quente, piscina, cantina, churrasqueira.

Pousada e Camping alto Astral - Lumiar - RJ-143: com chuveiros quente, luz noturna, mesa para refeições, piscina, churrasqueira.


Sana

Rio de Janeiro 166, Casimiro de Abreu 26, Macaé 61, Nova Friburgo 61.
O distrito pertence a Macaé, mas tem vida própria com opções de lazer bem diferentes de toda a Região dos Lagos. O melhor caminho para chegar a Sana é por Casimiro de Abreu.

Quem quer fugir de praias e lagoas encontra nesta região serrana cachoeiras e pousadas à beira do rio.
A principal trilha, que requer o acompanhamento de guia, passa por trecho íngreme, várias quedas d'água e chega ao Pico do Peito da Pomba, com 1 400 m.

Camping do Jamil - Taba Pindorama - Trilha do Peito do Pombo - Sana: possui poços para hidromassagem, locais completamente preservados e reservados.
Há, ainda uma enorme variedade de plantas medicinais. 

Além disso, as principais cachoeiras do Sana estão há apenas 100m da Taba. A Pedra do Peito do Pombo, uma das principais atrações turísticas locais, com quase  2000m de altitude, está há cerca de uma hora e meia de caminhada.


Cachoeira do Escorrega - Sana - RJ

Camping Casa da Julia - Rua José Jesus Júnior - Macaé: estacionamento, iluminação à noite, segurança, cozinha coletiva, banheiro com chuveiro quente, guias turísticos, café da manhã.

Engenheiro Passos

Distante 186 km do Rio de Janeiro e 243 de São Paulo, na divisa entre os dois estados, com pouca estrutura urbana e bons hotéis-fazenda, a cidade se destaca por ser o principal acesso aos picos das Prateleiras e Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia.

A principal atividade econômica é o turismo e o ecoturismo, já que no distrito podem ser encontrados vários hotéis-fazenda, além de fazendas históricas, do século XIX.

A Associação de Campings do Brasil – Cambrás – mantém o Camping Engenheiro Passos, a 1.5 km da Via Dutra, pela rodovia que leva às estâncias hidrominerais de Minas Gerais. Ele tem piscina artificial e sauna de uso gratuito. É bom verificar se tem ou pode acampar selvagem.

Penedo

Talvez seja o melhor camping de montanha do eixo Rio - São Paulo.
Trata-se do camping Itatiaia, do CCB, a 12 km de Penedo (por estrada de terra em precárias condições), na região conhecida pelo nome de Serrinha.

O clima de paz e tranquilidade desta vila só é quebrado nos finais de semana, quando turistas lotam bares e restaurantes.
Nos meses mais frios, o número de visitantes é sempre maior. 
O acesso à Serrinha do Alambari é por estrada de terra, que fica precária em dias de chuva.

Ainda em Penedo, no centro da cidade, existe o Camping Bandeirantes, exclusivo para os associados do Bandeirantes Camping Clube.
O Parque mantém abrigos que são cabanas rústicas bastante procuradas por montanhistas e boas opções para quem gosta de conviver livremente com a natureza totalmente selvagem.

Bandeirantes Camping Clube – Penedo

Camping Penedo da Rainha – Penedo

Não espere encontrar a praça, a igreja, as ruas alinhadas de uma cidade.
Penedo é um povoado aparentemente desordenado, erguido às margens do rio Portinho, que os moradores do lugar conhecem também como rio das Pedras. 

Algumas casas estão ao lado da rua principal, que também é estrada, outras ficam em ruas paralelas, ou mais para o interior.
Um dos traços mais fortes deixados pela antiga colônia finlandesa, que começou a se formar em 1928, foi o hábito da sauna.


Visconde de Mauá  

Há cinco grandes vales na região de Visconde de Mauá: Marimbondo, das Cruzes, Pavão, da Grama e Maromba.
Um dos mais bonitos é o do Pavão, com montanhas cobertas de capim verde brilhante e bosques de pinheiros, por onde corre um riacho de águas límpidas, frias e encachoeiradas.

O camping Pavão, a 4 km, por estrada de terra de Visconde de Mauá é bastante rústico, semisselvagem. 
Mas um bom programa ele oferece; banhos em suas cachoeiras e as pescas. 

Dizer-se que o camping Buhler fica em Visconde de Mauá, no Estado do Rio, é uma mentira geográfica, mas geral e comumente aceita.
Pedra Selada em Visconde de Mauá

O certo mesmo é que ele se situa no estado de Minas Gerais, no distrito de Maringá, um dos três povoados que surgiram às margens do rio Preto – que faz a divisa – no século passado (os outros dois povoados são Visconde de Mauá e Maromba).

Mas tomando Mauá como referência, o camping funciona junto ao Hotel Buhler, distante 5 km da cidadezinha por estrada de terra. 
E são os pinheiros o maior encanto do camping. 

Sede da antiga fazenda Taquaral, outro camping é o Casarão, distante 6 km por estrada de terra de Visconde de Mauá, quase divisa do Rio com Minas Gerais.
Para o camping selvagem as opções são muitas, e para quem não carrega barraca, há a possibilidade de usar os chalés de madeira construídos numa área que vai na estrada de Maromba.

Camping de Maromba – Visconde de Mauá

A cidade nasceu de um dos três povoados surgidos às margens do rio Preto num século passado, quando o visconde de Mauá era dono de todas aquelas terras. As outras duas cidades, Maringá e Maromba, ficam 6 km adiante e concentram os hotéis do lugar.

Nessa região, de inverno rigoroso e com altitude entre 1 200 e 1 500 metros, o ar é muito mais puro e as casas de veraneio nas encostas e ao lado do rio parecem às vezes de brinquedo.
O rio Preto e outros menores, mas também belos e de águas claras e frias, são as maiores atrações de Visconde de Mauá.

Em todo o seu percurso, o rio Preto forma cachoeiras e piscinas naturais que atraem os visitantes.
Anda-se muito a pé em Mauá. 
Apesar de sua topografia acidentada, ou talvez por isso mesmo, por causa de suas matas limpas, próprias das regiões frias, o maior prazer dos frequentadores é visitar os vales distantes onde a natureza é quase virgem.

Itatiaia

Dos quatro abrigos do Parque Nacional do Itatiaia, três estão localizados na sede – com estrada no km 155 da Via Dutra – e o quarto o abrigo Rebouças, junto ao Acampamento do Planalto, no sopé do pico das Agulhas Negras. 
Já as cinco casas de hospedagem estão todas elas nas cercanias da sede, em meio as matas da serra da Mantiqueira.

E aqui, também, prevalece o mesmo critério de reservas estabelecido pela administração do Parque. Abrigos: construídos de pedras, são destinados a colégios e grupos organizados.
Casas de hóspedes: são cinco e bem confortáveis. 
Da mesma forma para os abrigos, o tempo máximo de permanência nas casas de hospedagem é de sete dias.

Dois acampamentos, quatro abrigos e cinco casas, são as atrações que o Parque, dividido entre os estados do Rio e de Minas – e quase na divisa de São Paulo – oferece a campistas, excursionistas e veranistas.

E dos dois acampamentos do Parque, um se localiza na sede (dos Bandeirantes) e o outro junto ao pico das Agulhas Negras, a 63 km de distância. O acampamento dos Bandeirantes fica junto ao Lago Azul, em área protegida pela Polícia Florestal. 

O Parque criou normas e regulamentos para o uso de suas instalações. As reservas devem ser feitas por carta com antecedência mínima de quinze dias.
Camping Itatiaia CCB RJ-06 Serrinha


São nos meses de junho e julho que um elemento em especial atrai mais visitantes: o frio intenso.
A mínima apontada pela estação meteorológica do local gira em torno de 6ºC.

Não é a temperatura mais fria registrada, mesmo assim, em manhã chuvosa e com muita neblina, o lugar lota de turistas em busca de aventura.
Muitos não se contentam apenas em conhecer as belezas naturais do parque. Eles querem dormir na parte alta.

Parte mais alta do Parque de Itatiaia

Itatiaia é a última grande área verde no eixo Rio - São Paulo que permanece selvagem e inviolável. Com a forma curiosa de um bumerangue, o Parque de Itatiaia abraça a serra da Mantiqueira com sua mata exuberante, cresce e arremete até 2 550 metros de altitude, onde se transforma numa estranha região de rochas, rios gelados e mato rasteiro.

Ao lado dessa enorme área de 120 milhões de metros quadrados, com alguns locais ainda virgens, aninham-se duas pequenas cidades: Penedo e, bem acima, num vale tranquilo, Visconde de Mauá, como já foi abordado aqui.



Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.








2 comentários:

  1. Alex, em Visconde de Mauá, em se tratando de camping selvagem as opções são muitas (na Estrada do Maromba, por exemplo), para até quem não tem barraca!, existe chalés...

    ResponderExcluir