Menu

6.2.23

Proteção e segurança

Proteção e segurança - Os cuidados


A segurança é um sentimento de proteção, necessário e indispensável a uma sociedade e a cada um de seus integrantes, contra ameaças de qualquer natureza. A defesa é a ação capaz de garantir esse sentimento.

Camping Selvagem
A segurança é uma sensação subjetiva, abstrata, que não pode ser medida. 
Tudo o que é capaz de gerar conflito ou dificultar a "proteção" de um direito é razão para gerar insegurança. Ela pode surgir da escassez de recursos e serviços essenciais ao atendimento das necessidades básicas de um indivíduo.

Em se tratando de acampamentos, seja ele organizado ou selvagem, esse item é de primordial importância para todos os envolvidos, como família, amigos ou até mesmo sozinho (aventureiro), que viajam e visitam lugares sem nunca ter estado, nem conhecer ou ouvido falar.
A sensação de segurança decorre da ausência de ameaças que possam alterar esse estado.
As ameaças, sim, têm de ser identificadas, avaliadas e devidamente neutralizadas, reduzidas ou eliminadas, através de ações e medidas adequadas a cada caso.

A insegurança pode ser superada. 
Exige tempo, paciência e uma compreensão gradual de que o seu próprio valor é puramente uma questão de perspectiva (ou opinião subjetiva) e, enquanto pode ser verdadeiro que a insegurança pode surgir de preocupações relacionadas à realidade objetiva, isto não é de forma alguma uma necessidade, mas mais uma tendência.

Defesa

A defesa é essa ação ou conjunto de medidas capaz de proporcionar e manter a sensação de segurança. Segurança é sentimento. Defesa é ação.

O homem é o principal agente e também beneficiário das ações e medidas para manutenção do sentimento de segurança, e dele se espera uma participação, consciente e solidária, no planejamento e na execução dessas ações e medidas. 
Ele deve ter garantida a inviolabilidade de seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, à propriedade e à segurança, dele próprio e sua família.

O medo

É uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente, pavor é a ênfase do medo.

É também uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo.

Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade.

Para quem vai fazer um camping selvagem pela primeira vez, ou até mesmo quem já esta acostumado a esse tipo de acampamento, sempre vem aquela dúvida: se vai aparecer algum animal à noite, a área é segura contra assaltantes e furtos, se devo levar uma arma, e minha mulher e meus filhos? meu carro estará seguro?

Acontece que essas dúvidas, isso é normal, e acontece com todos. Mas acreditamos que até o final desta postagem essas dúvidas serão respondidas, e você não ficará mais inseguro com a sua proteção e os seus. 

Existe uma minoria que acampa sozinho ou com sua família em lugares ermos (como eu), e muitas vezes, até sem barraca mesmo. 
Não tirem como exemplo minha pessoa (levo como abrigo às vezes só minha rede), que faço esse tipo de camping há muito tempo.

"Importante: Este tipo de camping, não se vale a indivíduos sem nenhum grau de instrução em sobrevivência, técnicas de segurança, não saiba usar ou não tenha uma forma de defesa".



"Evite acampar sozinho". Porém existe uma minoria que acampa desse modo, e muitas vezes, até sem barraca mesmo.
As pessoas que você vê fazendo isso, certamente conhecem muito bem a região, os moradores, e são muito experientes, que não deve ser o seu caso.
Para se ter um bom nível de tranquilidade, não é preciso grandes esforços, basta somente usar algumas técnicas e estratégias simples.

Os Perigos

Nunca pense que você é um super-homem e tudo está resolvido; não é bem assim, coisas acontecem e ameaças estão em todos lugares, até mesmo aí na sua casa.
 
Vamos descrever como o possível e mais simples método de deixar as piores circunstâncias para trás e longe de nossas vidas.
De todo modo, para acabar de vez com essas expectativas, utilize essa técnica: pense, desconfie, reaja e se comporte exatamente como você faria em sua vida na cidade, é só isso e nada mais.

Animais Selvagens

Os animais mais comuns que aparecem nos acampamentos selvagens, são: lagartos e cobras de dia; e gambás à noite. 
Se tiver um lugarejo um pouco próximo do acampamento, pode ser que apareça cachorros e gatos à noite. 

Isso no caso de um acampamento selvagem pouco próximo da civilização; agora em uma área muito afastada, como uma Floresta Amazônica ou em áreas pantaneiras por exemplo; todo cuidado é pouco contra onças, principalmente a noite.

Se uma onça se aproximar, a sua melhor atitude é tentar parecer maior e intimidador.
Encarar o animal, subir em alguma coisa mais alta, gritar (sem tirar os olhos dele) e qualquer ação para parecer maior pode fazer com que a onça desista do ataque.

Lutar com paus e pedras e até mesmo com as próprias mãos pode ser efetivo em persuadir o animal a parar um ataque. 
Mas a onça é um animal de emboscada, principalmente à noite, e se ela estiver em sua captura, te perseguindo, e com fome o melhor jeito é ter uma arma com você.

Não querendo incitar a violência, mas você e sua família em um local longínquo e selvagem, sem uma arma, fica praticamente indefeso contra ataques de animais. "E até mesmo humanos!"

Outra arma contra uma fera selvagem, além de uma arma de fogo, talvez seja uma lança ou um bom facão, e saber usá-lo.
De modo que se você está numa selva com possibilidade de haver feras, e não possui uma arma de fogo, improvise uma lança de pelo menos 2 metros e bem afiada.

Exatamente graças a aderência proporcionada pelo contato do cabo da faca à madeira, com pequenas alterações à vara podemos fazer uma lança de ponta. Em último caso, além do facão, uma boa faca é imprescindível numa emergência. 
Um bom exemplo é esta lança feita de bambu, se na área que você estiver, houver um bambuzal, claro. É muito boa, e serve também para caçar e pescar!

Outro ponto importante; sempre quando for acampar verifique antes minuciosamente a área por rastros e pegadas, e procure saber de qual animal pertence, se for de felino "grande", saia da área rapidamente, porque é sinal  que o território pertence a um predador.
 
Um meio mais fácil de encontrar pegadas e rastros desses animais, é perto de riachos ou rios, onde eles sempre bebem água. Também, se houver alguma toca nas proximidades, examine-a cuidadosamente, pode ser uma toca de onça.
Um predador, como a onça, se estiver com filhotes, principalmente, vai em defesa de seu território, e vai caçá-lo como alimento, então evite isso, e vá para um local mais longe que puder.
Tenha sempre uma boa faca com você

Em se tratando de cobras, todo cuidado em caminhos onde pisa, e não enfie a mão em buracos de árvores ou pequenas tocas, e se acaso encontrar uma no caminho não a mate! (somente se for comê-la), espere que ela encontrará seu caminho, se for uma cascavel próximo do acampamento, por exemplo, é bom eliminá-la porque pode trazer problemas futuros.
Tenha sempre consigo um bom facão

Se for fazer alguma incursão nos arredores, leve seu facão e ande de botas se possível, e à noite leve sua lanterna. 
Cuidado com as venenosas (corais, surucucus..), com uma picada elas podem acabar com seu camping, para isso leve sempre soro antiofídico.

Para tirar alguma dúvida sobre as corais, venenosas e não venenosas, e também as serpentes brasileiras, verifique nesta postagem.. Cobras venenosas




A Noite

Fica claro, e óbvio que a noite traz um certo tipo de "insegurança". A maioria dos animais saem das tocas a noite para caçar e procurar alimento, como gambás, cobras e as onças, dependendo da localidade.
Vale lembrar que o acampamento deve estar sempre bem iluminado, sem esquecer de uma boa fogueira.


Existe um bom método de sobrevivência na selva que é simples, mas eficaz. Foi usado na guerra do Vietnam e, é muito usado pelo apresentador Bear Grylls no programa A Prova de Tudo no Discovery, e você pode aplicá-lo no seu acampamento, e trata-se de:

O Fio de Disparo (sinalizador) - Consiste de um barbante forte, melhor seria um fio de náilon, cercando em toda a volta do acampamento, (com árvores em volta é melhor ainda) estendido a uns 20 cm de altura do chão. Utilize estacas finas para manter o fio na altura desejada.
 
Camufle bem o fio com folhas e galhos finos em todo redor do acampamento. 
Este fio deve ser atado numa vara, onde se colocará várias latas com pedras soltas dentro. Ao menor contato com o fio, o alarme disparará, alertando todo o acampamento. 
Isto assustará intrusos, e até animais, que espantados e sem saber o que fazer, se evadirão do local.


O Carro

Se estiver de carro, e a área em que for acampar é impossível de vê-lo, faça o seguinte: após terminar de armar o acampamento, pegue o seu carro, e vá ao lugarejo mais próximo, faça algumas amizades (isso é fácil: converse com as pessoas, pergunte sobre o local, principalmente se essas pessoas forem comerciantes), é muito importante, comente discretamente onde  você estará localizado.
 Em caso de acidente ou qualquer imprevisto, eles saberão onde achá-lo.
Os moradores, com certeza, te ajudarão.

Após isso, diga aonde possa deixar o carro em lugar seguro, claro, se não for à quilômetros de distância.
Deixando o carro, retire alguma peça que impeça que alguém o ligue (por exemplo; tire o rotor e um cabo de vela), ou coloque um segredo. Isso não impedirá que um "rato" irá tentar roubá-lo, mais dificultará e muito, forçando a desistir.

Agora volte para o acampamento mais tranquilo.
Sempre que puder, volte ao lugarejo, na intenção de comprar alguma coisa, mesmo que seja a toa, e aproveite para dar uma olhadinha no carro. 
Os moradores aos poucos vão se acostumando com você, e mediante a isso, peça a alguém para dar uma olhadinha no carro, só vai lhe custar alguns trocados na hora de ir embora.

Assaltos e furtos

Se você estiver acampado sozinho com amigos ou com sua família, em lugar afastado; 
uma pessoa atravessar o mato, para assaltar uma barraca, e levar talvez um rádio de pilha  é muito pouco provável, e eu nunca ouvi tal comentário a respeito. 

Além, dessa pessoa se arriscar a se expor uma facada, machadada, e até um tiro, ele sabe que o campista não leva muito dinheiro, mesmo sendo você de classe alta, mesmo assim todo cuidado é pouco.

Quanto ao levar uma arma; (é um assunto polêmico) existem discussões sobre se realmente vale a pena ter (ou usar) uma arma e, quando você começa a manter o seu direito de ter uma e se defender, você geralmente é visto como alguém violento ou é uma pessoa má. 
Aí é você que decide amigo, fica a seu critério. 
Particularmente levo a minha sem qualquer tipo de restrições (seja lá qual for!). 
Além da minha faca inseparável.

A Família

Se a área em que você está acampado com a sua família, e sozinho sem um parceiro, não vá passear muito longe, e se vai pescar, não demore muito.
Fique atento em tudo e em todas as coisas ao seu redor, é coisa imprescindível, principalmente com sua família e amigos, em qualquer acampamento, portanto fique sempre alerta.

Afinal, é a sua mulher e seus filhos que dependem de sua segurança e cuidados, numa emergência.
Em se tratando de crianças e idosos em acampamento selvagem, não há problemas, porém, deve-se dar maior atenção, orientação e cuidados.

E então; acabou-se a insegurança tão fácil como veio? Tirando a conclusão é muito simples:
É muito mais seguro acampar no meio do mato ou numa praia sozinho ou com a família, que estar em uma cidade, meio urbano ou em um local com muito movimento, porque com certeza, pode ter surpresas desagradáveis.
Vale sempre o ditado; haja com naturalidade, atenção, prudência e comporte-se como um "verdadeiro campista".



Nenhum comentário:

Postar um comentário