Menu

6.2.23

Lazer no acampamento

Em um camping selvagem, vale muito a criatividade por parte do campista, que às vezes coisas tão simples passam despercebidas por muitos observadores.
Em um acampamento em que o lazer é praticamente o contato direto com a natureza, como diversos afazeres, sempre sobra um tempinho para um bom divertimento e afastar o estresse.
Não se esqueça de levar alguns objetos de lazer pessoal – parecem supérfluos – mas você pode sentir falta em alguma hora.
Eis algumas sugestões:
Esteira de praia, brinquedos para crianças, livros, baralho para jogos, apetrechos de pesca ou mergulho, radiogravador, máquina fotográfica, óculos de sol, bronzeador, notebook, etc.
Camping Selvagem

Alimentação Natural

Mas que tal sentir a sensação de entrar no mato e colher um tomate que você estava pensando em comprá-lo  em um supermercado qualquer? 
É só entrar e escolher, por exemplo; palmitos. 
Como você é adulto e sabe que o palmito não vem só de supermercado, é só achar uma palmeira e extrair do centro do caule  para sua sala de jantar. 
Conforme a região é fácil escolher pinhão, fruta pão, coco, manga, banana, taioba, jaca, chuchu, frutas silvestres, e até plantas medicinais.
Eu por exemplo, acampei em local que já tinha estado antes com toda a família, e estranhei ter encontrado um pequeno pé de tomate e outro de boldo, perguntando isso a um amigo, ele disse sorrindo; foi a sua mãe que plantou!.

Chama-se de alimento natural aquele alimento que pode ser obtido diretamente na natureza, diferentemente do alimento processado ou sintético, que é produzido ou processado pelo homem.
Exemplo de alimentos naturais: frutas comestíveis (melão, abacate, banana, etc.), legumes em geral, e verduras  (alface, aipim, cenoura, abobrinha, batatas, grãos, etc.).

Um acampamento selvagem pode ser uma ótima oportunidade para encontrar comida natural extraída da mata.
Para saber qual a verdadeira importância da alimentação natural e identificar certos frutos e hortaliças que certamente encontraremos em um camping selvagem: 

Astronomia

A astronomia também é uma atividade que pode ser desenvolvida num camping, principalmente selvagem.
Para quem já conhece um pouco ou interage com outras pessoas sobre o assunto, é uma boa pedida, e você pode aprender muito sobre os astros.
Vá para um lugar escuro, longe das luzes da cidade, e olhe para o céu noturno.
Você verá algo muito maior do que você consegue enxergar no dia a dia.
Acima das nuvens, muito mais além do que o ar que você respira, você verá uma coleção incrível de pontos luminosos espalhados por todo o céu.

Todos os pontos luminosos que podem ser vistos na imagem dizem algo para você: a Terra, o lugar onde você vive, com sua família, amigos, e todas as outras pessoas não estão sozinhas.
Além dela, existe uma incrível vastidão de outros lugares, alguns maiores que a Terra, outros menores. E os pontos luminosos que você consegue ver no céu são apenas uma pequena parte de todos os possíveis lugares além da Terra!
Um livro da Editora Melhoramentos (“Astronomia”) traz noções básicas. O autor, Lair Nicolson, afirma na introdução que “é possível tirarmos muita satisfação da astronomia sem outro equipamento além do olho”.
Um pouco mais detalhado, o livro “Iniciacion de La Astronomia”  de autoria Fred Hoyle (H. Blunnes Editicions) traz mapas das constelações mais pormenorizados:
Leia e saiba mais neste site.. Iniciação a Astronomia


Jogos

Assim como o campista leva sua caixa de primeiros socorros, deve levar também algum tipo de passatempo, se for passar um bom tempo acampado. 
Para certas situações que até podem ser consideradas de “emergência psicológica”. O que fazer, por exemplo, quando as crianças, fechadas na barraca por causa do mau tempo, começam a se tornar indócis?
Sempre de acordo com o espírito que se pretende num acampamento – simplicidade e vida em grupo – , vários jogos são muito úteis para superar os imprevistos.
Entre os jogos que podem reunir todos, o baralho é um dos mais comuns, com uma popularidade garantida por séculos de cartas.
Dias chuvosos, noites longe da cidade sem ter o que fazer, até mesmo sem nenhuma tarefa a desempenhar, são alguns dos bons motivos que levam o campista a aderir ao carteado.

Versátil, fácil de levar em qualquer canto da mochila, resistente, dependendo do jogo escolhido o baralho tem a vantagem de ocupar desde uma até oito pessoas. 
Antes de comprar o baralho, é bom saber que os de plástico são mais duráveis.
No baralho pode-se jogar buraco, 21, Poker, jogos de cassino como Blackjack, entre outros.
Existem vários outros tipos de jogos, por exemplo; xadrez, damas, dominó, etc.


Esportes

Em se tratando de esportes, o futebol, dispensa comentários, somente deve-se tomar alguns cuidados; como a quadra, isso se deve a um acampamento em praia de areia sem inclinações bruscas, longe das pedras, e que mantenha certa distancia das barracas, que as vezes podem causar algum incômodo. 
O frescobol, também não pode ser esquecido, cuidado com pessoas deitadas na areia, e o futevôlei que virou febre nas areias e virou um grande esporte.

Futevôlei


Para praticar o futevôlei é muito fácil, é como o vôlei de praia, só com os pés. O material é quase idêntico ao vôlei. 
Confira aqui alguns deles e aproveite para comparar os preços nas melhores lojas.

O vôlei

É um dos mais praticados em praias em que o camping é difundido, sendo um dos mais comuns em todos tipos, seja organizado ou selvagem; particularmente sou fã.
Outro tipo de esporte sendo agora muito difundido é o futevôlei, mistura de futebol e vôlei, invadiu as praias brasileiras nos últimos anos, atraindo cada vez mais adeptos.

Vale ressaltar que a quadra deve ser de areia fina e fofa, em local plano, uniforme e livre de pedras, conchas ou qualquer outro objeto que possa causar cortes ou ferimentos aos jogadores. 
E não esquecer de trazer de casa os equipamentos, bola, rede, boné, óculos, sunga, sunquini (no caso das mulheres) e uma camiseta (para se proteger do sol).
Os jogadores em todos eles ficam descalços. 
Obs: no caso da rede, improvise (se o ambiente for favorável), com dois bambus encravados na areia e outro na horizontal, as marcações devem ser de cordas ou bambus mesmo.

Dicas – O sol na medida certa; um tempo de exposição saudável ao sol sem o uso do protetor solar, é de poucos minutos, depois disso, os efeitos prejudiciais acabam sendo maiores que os benefícios. 
Os raios ultravioleta entram na pele e causam queimaduras. 
Escolha sempre produtos dermatologicamente testados, aplique o protetor 30 minutos antes da exposição, se o esporte for próximo a praia, reaplique o filtro depois de cada mergulho ou a cada 2 horas, leia atentamente o modo de usar o seu protetor solar.
Quer saber tudo sobre vôlei? leia aqui.. Vôlei de praia

Confira e procure sobre artigos de vôlei à venda nas lojas:



Esportes radicais

Pode ser um "trekking" ou também fazer uma boa caminhada floresta adentro, caça submarina, e até alpinismo, sabendo-se que você tenha um conhecimento de um desses assuntos, nunca se arrisque!


Alpinismo/ Montanhismo

Escalar serras, vencer o desafio de escarpas difíceis e chegar ao cume, perto das nuvens, descobrindo novas paisagens, é uma opção fascinante para quem gosta de acampar em zona montanhosa. Dizem os veteranos alpinistas que só quem escala pedras pode ver a paisagem e ao mesmo tempo sentir-se parte dela. O alpinismo é um esporte que exige técnica e controle muscular, e que pode oferecer muitos prazeres ao campista.
Para quem é adepto; o alpinismo é uma prática desportiva de alta montanha, baseada em diferentes técnicas de progressão e com equipamento de montanha apropriado, pelo que não deve ser confundida com o montanhismo.
Até recentemente, a escalada e o alpinismo eram entendidos como variantes do montanhismo. Atualmente, porém, considerando o grau de especificidade que estas modalidades atingiram, o montanhismo passou a designar apenas as atividades de marcha em condições de média montanha (até 2.500 aproximadamente). 
Que não requerem materiais e técnicas típicas do alpinismo e da escalada, embora na realização de um percurso de média montanha também possa ser necessário o recurso a pequenas manobras de corda para ultrapassar pequenos obstáculos de rocha ou eventualmente ultrapassar locais de difícil acesso.

As escaladas são classificadas por graus, que vão do primeiro, quando a subida é feita só com o auxílio das mãos e pés, até o quinto grau, quando é preciso enfrentar pelo menos 500 metros de rocha e outros problemas para se alcançar o cume. Uma escalada pode ainda ser artificial, com o alpinista se utilizando de pinos, pitons e mosquetões, ou natural, quando a própria pedra é o instrumento usado para a subida.
Se você é iniciante procure associar-se a algum clube de alpinismo. A maioria no Rio de Janeiro.  
Dentre os campings para essa prática, um dos melhores é o "Avaré", em São Paulo, ao lado da represa Xavantes. Nos campings de "Itatiaia e de Friburgo" – zona montanhosa do Rio de Janeiro – , você tem todas as opções para o alpinismo.


O material

Algumas das peças necessárias para o alpinismo podem ser encomendadas a marceneiros e ferreiros. A grande maioria, contudo, precisa ser importada - da Argentina, onde o material em geral é de qualidade inferior; dos Estados Unidos, Europa ou Japão, inicialmente, este é o material que você vai precisar:
Mosquetão - É a peça mais importante para a segurança do alpinista, feito geralmente de duralumínio. Tem a forma de elo aberto num dos lados sob pressão e fechado com mola de retorno. É utilizado para prender a corda do alpinista nos grampos cravados na rocha.
Descendeur - Aparelho utilizado para descer da montanha, espécie de freio para a corda de segurança.
Bota de escalada - As mais sofisticadas são as de sola vibram, material que adere firmemente à rocha.
Corda de segurança - São do tipo perlon, de fabricação nacional; deve ter 9 ou 11 mm de espessura e de 3 a 3,5 m de comprimento.
Oito - Peça de aço ou duralumínio, com a forma de um 8, por onde passa a corda de segurança. É usada para descida ou para sustentar o companheiro de trás.
Boudrier - Suspensório de corda para proteger o tórax.
Capacete - Para sua segurança em caso de quedas repentinas.
Óculos - Nas altas altitudes, para proteção de cegueira da neve.
Mochila - Para levar todo equipamento no caso de um acampamento; barraca, fogareiro, etc.

Confira alguns equipamentos de montanhismo, como capacete, e bota.


Capacete, mochila e óculos



As montanhas

As duas maiores áreas para alpinismo, e também as mais procuradas, ficam no Rio de Janeiro, em dois parques nacionais: o da Serra dos Órgãos e o de Itatiaia. As montanhas da Serra dos Órgãos são consideradas uma verdadeira escola para os alpinistas, que encontram ali todos os tipos de escaladas. Todas as montanhas do parque podem ser alcançadas por caminhadas (uma forma de montanhismo) pesadas ou leves. Há aproximadamente 40 km de trilhas na mata passando pelos abrigos e áreas de acampamento e levando até as principais montanhas.
Algumas trilhas são estreitas e acidentadas, como as que levam às montanhas Mirante do Inferno, Pedras de São João e de São Pedra, Agulha do Inferno, Agulhinha, Pedras do Sino da Baleia e ao Morro do Açu. Mas a trilha principal, que parte da sede do parque em direção ao Nariz do Frade e Queixo do Frade, é mais fácil. Da estrada Rio - Teresópolis (10 km antes a entrada do parque) saem três trilhas para as montanhas Cabeça de Peixe (3 km), Dedo de Deus (2 km) e Dedo de Nossa Senhora (2 km). São as trilhas difíceis, que exigem a presença de um guia, pois em certos trechos a vegetação cobre o caminho.

Para conhecer bem a região, você poderá também fazer uma longa caminhada pelo parque, acompanhado por um guia, pela travessia do Açu, entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis. Outra opção é conhecer as montanhas mais próximas da sede, sem ter que vencer as longas picadas no meio da mata. Na estrada Rio - Teresópolis, no local conhecido por Santinha (52 km), uma trilha o levará à montanha Cabeça de Peixe, local para uma boa escalada. Cerca de 200 metros antes fica a entrada para o Dedo de Deus, com 1 650 metros, escalada muito procurada por ser relativamente fácil.
Menos extenso, mas também, muito atraente, é o Parque Nacional de Itatiaia.

Nele as escaladas podem começar pelos trechos mais fáceis, que são as três vias normais do pico das Agulhas Negras e das Prateleiras. Elas aumentarão em dificuldades se você resolver enfrentar as Chaminés do Estudante e do Aspirante e a Via Diagonal, nas Agulhas Negras, e as Chaminés Idalício e Brackman, nas Prateleiras. Deixe para mais tarde, quando já tiver adquirido experiência, a subida do Paredão das Andorinhas, que é feita por escalada artificial.

As caminhadas - mais indicadas para principiantes - devem ser feitas para Pedras do Couto, do Altar e Sentada, ou em direção à pequena vila de Visconde de Mauá, contornando as Agulhas Negras. Se você não conhece a região e não está acompanhado de guia, consulte os guardas do abrigo Rebouças, que também é um dos pontos indicados para acampamento.

As técnicas

A técnica de escalada só se aprende mesmo na prática. É necessário começar com pequenas escaladas na companhia de um alpinista experimentado ou em excursões programadas pelos clubes de alpinismo. Aos poucos você aprenderá a fazer os movimentos certos, e a seguir as cinco regras básicas de segurança:
1) Saber retroceder na hora certa e jamais enfrentar mau tempo numa escalada;
2) Não prosseguir quando faltar material apropriado;
3) Nunca colar o corpo à rocha e ficar em posição vertical para maior equilíbrio;
4) Manter sempre três pontos de apoio e um de segurança;
5) Não ir à montanha desacompanhado e respeitar sempre as decisões do guia.
Todo cuidado é pouco; digo isso porquê não sou um expert ou apaixonado por esse esporte, que para mim se assemelha ao para-quedismo, que também não sou muito adepto, em resumo; não é a minha praia. Mas existe milhares de pessoas que amam esse esporte; parabéns pra eles!

Os clubes

São estes alguns clubes de alpinismo que poderão ajudá-lo a se tornar um alpinista:
Rio de Janeiro: Centro Excursionista Brasileiro; Centro Excursionista Rio de Janeiro; Clube Excursionista Carioca; UNICERJ - União de Caminhantes e Escaladores; Clube Excursionista Light; Centro Excursionista Guanabara.
Petrópolis: Centro Excursionista Petropolitano.
Teresópolis: Clube Excursionista Serra dos Órgãos.
Resende: Grupo Excursionista Agulhas Negras.
São Paulo: Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo; Clube Alpino Paulista; APEE - Assossiação Paulista de Escalada Esportiva.
Vitória: ACE - Assossiação Capixaba de Escalada.
Curitiba: Assossiação Montanhista de Cristo.
Minas Gerais: Federação de Montanhismo do Estado de Minas Gerais.
Rio Grande do Sul: AGM - Associação Gaúcha de Montanhismo.

Trekking

Muita gente, na hora de tirar férias, oscila entre as aventuras de pôr o pé na estrada de mochila nas costas e os horários e conforto das excursões programadas pelas agências de turismo. Para quem não gosta de nenhuma das duas opções, uma alternativa é o trekking. A melhor definição de trekking "É o turístico rústico ou a aventura organizada" pra quem conheceu estados ou países e viajou de jipe pelos Lençóis Maranhenses. Todas essas viagens são trekking, que significa dormir onde for possível, locomover-se através dos mais variados meios de transportes com preferência pelo mais primitivo deles: a pé.

O princípio geral do trekking em todo mundo, é caminhar a pé com alguns trechos de transporte facilitado. Mas esqueça iates, jatinhos ou trens ultra-rápidos; em seu lugar estão os burros, jipes ou mesmo o dorso de um camelo. Nos lugares mais exóticos e de difícil acesso, as viagens são acompanhadas por nativos, exímios conhecedores do local, que servem ao mesmo tempo de guias e cozinheiros.

As vantagens do trekking são inúmeras. A primeira delas é a possibilidade de se conhecer lugares jamais visitados pelas agências de turismo convencionais e muito menos por viajantes solitários que não tenham uma dose excessiva de espírito de aventura.
Afinal, quem é que já pensou em viajar de buggy pelo norte do Ceará, fazendo baldeações de barcos durante 15 dias? Ou ainda atravessar boa parte do Cariri no dorso de um jegue?


Trekking é o termo preferido, em inglês, para uma longa caminhada; vigorosa, geralmente em trilhas (footpaths), no campo, enquanto a palavra "hiking" é usada para distâncias mais curtas, particularmente caminhadas urbanas. O trekking é uma atividade física aeróbica, com marcada presença no conjunto muscular das pernas e implica em se aventurar, dormir fora, em abrigos, barracas, tendas, etc. Está relacionado ao desafio e as conquistas; e na nossa tradução a palavra trekking nos remete a caminhar, trilhar, andar.

É uma forma de relaxamento, prazer, convívio com a natureza ou consigo mesmo, sendo uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade.
Há belíssimos locais para a prática do trekking no Brasil, é uma atividade sem precedentes que poderá ser praticada em qualquer época do ano sem a utilização de muitos acessórios.
A sua prática consiste em conhecer uma determinada região em todos seus aspectos físicos naturais e paisagísticos, mas também, os biológicos e humanos. As pessoas que praticam o trekking têm a oportunidade de desfrutar do contacto com a natureza, acercando-se de belas paisagens em lugares pouco conhecidos, em explorar uma região, conhecer a sua história, cultura e tradições.

Equipamento - Os equipamentos necessários para o trekking depende da duração, geralmente têm pelo menos água, comida, um mapa, bússola, equipamentos resistentes como botas de caminhada para montanhas como proteção do terreno acidentado, bem como proporcionar uma maior estabilidade.
Além da mochila, um par de luvas, óculos de sol, protetor solar , lanterna , um kit de primeiros socorros, uma pederneira, e uma faca.
É recomendável itens, tais como chapéu, repelente de insetos, um cobertor de emergência, um dispositivo de navegação GPS também pode ser útil nas rotas.


Bivaque - Abrigo - As vezes em um trekking acontece de dormir uma noite, ou se abrigar do mau tempo, por isso o caminhante tem a obrigação de saber construir um abrigo, e rápido.
A palavra bivaque é também, por vezes, refere-se a um tipo especial de saco de dormir. Há muitas maneiras diferentes de colocar um bivaque. O método mais comum é usar umas folhas grandes como o telhado do abrigo e um segundo como o forro no chão. O telhado é suspenso ao longo de sua linha de cume por uma corda amarrada entre duas árvores, os quatro cantos do teto duplo são então ou atrelados para fora ou amarrado a outras árvores. Deve ser tomado cuidado para deixar um espaço entre o chão e as folhas para assegurar que não há fluxo de ar suficiente para impedir a condensação.

O bivaque é uma das variedades de acampamento improvisado, ​​tais como aqueles usados ​​no montanhismo e alpinismo. Pode muitas vezes se referem a dormir ao relento com um saco de dormir, mas também pode se referir a um abrigo construído de materiais naturais , como uma estrutura de galhos para formar um pequeno quarto, que é então coberto com folhas, samambaias, e material similar para impermeabilização.


Surfe

Conhecendo os segredos de uma prancha, ter bom preparo físico e saber o momento de entrar no mar são princípios básicos para quem quiser praticar o surfe.
Para começar no esporte, escolha uma prancha grande (maior que sua altura), com medidas largas e boa flutuação. Quanto maior a prancha, mais fácil é a remada e menor a força despendida.

Aqui vai algumas dicas de surfe:
1 - Além de saber nadar bem, é preciso respeitar o mar.
2 - Repare nos surfistas mais experientes: observe como eles remam, como se posicionam no fundo do mar, onde entram na onda.
3 - Surfar requer esforço. Por isso, é importante estar com bom preparo físico, principalmente para enfrentar ondas grandes.
4 - Observe as condições do mar antes de entrar na água. Repare nas correntes, no local onde as ondas estão quebrando e no intervalo entre elas.
5 - Antes de experimentar uma nova praia, converse com pessoas que conheçam o local e peça dicas. Não há uma praia igual a outra.
6 - Nunca se esqueça de passar protetor solar, os surfistas chegam a ficar 3h dentro do mar, e sem proteção num dia quente, você pode estar estragando o dia seguinte. Prefira um protetor de fator número 30.
7 - Comece pegando ondas já estouradas, que são mais suaves e mais fáceis para se equilibrar.
8 - Faça alongamento antes de entrar no mar. Isso é importante principalmente nos dias frios, para evitar cãibras.
9 - Procure esperar sua vez e não entre nas ondas dos outros. Os "locais", pessoas que surfam sempre em determinada praia, costumam exigir prioridade na escolha das ondas.
10 - Depois de um dia de surfe, lave a prancha com água e sabão.
11 - Cubra a prancha com uma capa, e não a deixe exposta ao sol por muito tempo. Além de amarelar mais rápido, podem aparecer bolhas.
12 - Não fique muito tempo deitado em cima da prancha. Visto de baixo, o surfista parece uma tartaruga e atrai tubarões. Evite entrar no mar sozinho e não ultrapasse a arrebentação.

Para saber tudo sobre surfe acesse.. Surfe neste blog.
Leia mais sobre sua história neste site.. História do Surf

Pesca de Linha 

Existe certas atividades que são comuns em qualquer tipo de acampamento, como nadar, jogar uma pelada, caminhar na mata, e pescar. 
Mas para pescar, ou melhor para comer peixe, existem outras manhas que dispensam qualquer equipamento de pesca.
É o que alguns campistas costumam fazer quando acampam em praia. 
Quando os pescadores vão retirar o "picaré" (grande rede de espera deixada no mar, perto da praia) eles ajudam a puxá-lo. 
Nas horas que demora para retirar a rede do mar vão tomando umas pinguinhas, fazendo brincadeiras. No final, em retribuição à ajuda, o pescador dá alguns peixes. 
Um campista chegou a ganhar um balde cheio de camarão. Poxa! onde moro, tanto camarão assim só em dia de festa importante, diz ele.

Sempre há bons peixes no mar ou no rio. 
Aproveite e não vá pescar no mercado!.
Se gosta de pescar de linha, como eu: 
Nas embocaduras de rios, junto ao mar; há robalos e pescadas; nos costões; garoupas, badejos e corvinas e, em lançamentos de praia; papa-terras, vermelhos e você poderá até fisgar um cação!.
Em qualquer camping de praia ou rio, sempre se encontra um bom pesqueiro, com todo o material.
Kit-pesca; praia ou rio, completo.
Se você é um pescador nato (aí eu já sei..); tem todo o material, e não se aventura em qualquer lugar sem eles. 
Pois é; principalmente se for um camping selvagem.

Mas, para saber tudo sobre pescaria, leia mais aqui.. Pesca de linha

Outra Modalidade

Catar mariscos também é fácil, basta uma pequena faca e aguardar a maré baixar, aí é só ir junto as rochas, bem rente a água, e arrancar os mariscos. 
Depois de cozido com água e sal (ou a água do mar mesmo), espreme-se limão e está pronto o jantar.
A pesca do pitu também é muito fácil, pitu é um camarão de água doce que vive em rios rasos. 
O truque é o seguinte: quando ele morde a isca é preciso puxar rápido e agarrar o bicho, usando uma peneira ou puçá é mais fácil ainda. O pitu só agarra a isca e, se você demorar ele escapa.
A mesma coisa ocorre com o guaiá (um minúsculo caranguejo) que dá na maré baixa junto as pedras.
O pequeno Guaiá.


Mergulho 

O litoral brasileiro, com 7.367 km de extensão de águas claras e quentes durante quase o ano todo, é um paraíso para quem gosta de praticar mergulho livre ou autônomo. 
Conheça os equipamentos necessários e veja as dicas importantes para conhecer o fundo do mar.
Escolha o seu equipamento de mergulho e confira preços de várias marcas existentes no mercado.

Mergulho autônomo  

Ou Scuba Diving requer curso em escolas especializadas e equipamentos específicos.
Dê preferência aos cursos de mergulhos mais longos (mínimo de 5 dias). 
Os cursos rápidos, geralmente oferecidos em hotéis e praias movimentadas, têm pouco detalhes técnicos e não dão direito à carteirinha de mergulhador. 
Além de lidar com os equipamentos, é preciso ter noções de física, anatomia, sinalização subaquática e biologia (para identificar e saber lidar com os animais marinhos).

O equipamento para mergulho autônomo varia muito, mas o básico é esse: roupa de neoprene, para manter a temperatura e protege-lo de escoriações, nadadeira para se locomover sem usar os braços, cilindro armazenador de ar, regulador de ar, manômetro, máscara, profundímetro, bússola, relógio e colete compensador para controlar o equilíbrio do mergulhador na água.


Mergulho livre e Caça Submarina

Consiste em nadar na superfície vendo o fundo do mar como um grande aquário, ou mergulhar até 10 m de profundidade, utilizando apenas máscara, nadadeira, cinto de lastro (que compensa a flutuabilidade positiva do equipamento, da roupa e do mergulhador), snorkel (ou respirador, usado sempre no lado esquerdo), faca especial para mergulho, luvas e um bom arpão, caso o mergulhador esteja caçando algum peixe.

Para quem pratica caça submarina, os campings de Cabo Frio (Rio), Ilhabela (São Paulo) e das praias de Santa Catarina são os mais indicados. 
Os mergulhos devem ser feitos junto às pedras. 
Se você é iniciante, mergulhe sempre acompanhado. 
E mesmo se for experiente, não é bom ir sozinho – a maioria dos casos fatais, acontecem com pessoas tarimbadas, e que mergulham sozinhas – , e tenha muito cuidado, se a área escolhida para mergulhar é desconhecida. 
Mas isso requer muito treinamento com pessoas experientes e bom preparo físico, pois já aconteceram vários acidentes por negligência de mergulhadores mal preparados; todo cuidado é pouco.
Existem campeonatos de caça submarina.

Dicas 
1 - Nunca mergulhe sozinho, seja prudente.
2 - Entre no mar de costas. Se o corpo estiver muito quente, refresque-se um pouco antes de descer.
3 - Cuidado ao apoiar pés, joelhos, cotovelos ou mãos. Não enfie o rosto ou qualquer parte do corpo em buracos ou fendas.
4 - Escolha áreas próximas a emissários, píeres, lajes e recifes, mais visitadas por peixes em busca de comida.
5 - Não há limitação física ao mergulho (existem cursos também para deficientes físicos), mas antes do “batismo” é conveniente consultar um otorrinolaringologista e, no caso de pessoas de mais idade, um cardiologista.
6 - Cuidado com o ouriço-do-mar, que fica incrustado nas pedras e no solo, seus espinhos atravessam até sola de nadadeiras! os mais perigosos são os pardos e pretos.
7 - Não toque nos corais. Os recifes são bastante frágeis e demoram muito para crescer, além disso existem espécies venenosas.
Saiba tudo sobre esse esporte em.. Pesca submarina


Hora do relax

Depois de tantos esportes no acampamento, sempre tem a hora de relaxar, e nada é melhor que uma boa rede de dormir e outros meios de relaxamento, confira:
A rede é um acessório fundamental em qualquer camping natural (admito); você não fica em contato direto com o chão, não tem o inconveniente de procurar terreno, e é muito prática.
Isso é para quem é acostumado a dormir em redes, porquê existe pessoas que não se adaptam nunca.
Além de ser fácil de armar, é leve e não faz praticamente nenhum volume, principalmente as de nylon (polyester) que são a prova d`água.

Há várias maneiras de relaxar, isto depende de cada um. Existe um número seleto de pessoas que preferem relaxar sozinhas:
Quer saber mais sobre redes, dê uma olhada aqui.. A rede - companheira inseparável  
Leitura - Para os intelectos é um excelente meio de relax, e aumentar a auto-estima. É preciso, na maioria das vezes, ficar completamente sozinho e absorto de tudo, para ler um bom livro.
livro-4
Exercícios - Para alguns, relaxar é sinônimo de praticar algum tipo de exercício físico: alongamentos,Yoga, corrida, caminhadas, etc.
alonga-4

A Música - Escolha entre a do violão, do rádio ou outro aparelho a bateria. Mas tenha certeza de uma coisa: se for uma noite de final de ano (reveillon) vão predominar as músicas de carnaval, fazendo que todos dancem e pulem.
Escolhendo o local, que pode ser uma praia ou uma região de montanha; na maioria das praias, se for final de ano, você pode participar, ou simplesmente assistir, à festa de Iemanjá.

Na montanha, mesmo no verão, é bom acender uma boa fogueira para se prevenir contra o frio da madrugada, relaxando ao som de um rádio, ou um bom violeiro se tiver essa sorte; e tomando àquela bebidinha preferida.
Sendo o meu hobbie predileto, o meu violão não pode faltar, mas o único inconveniente é o transporte, que na maioria das vezes tenho que deixar ele em casa.


A música é também uma fonte de prazer passivo e que a todos faz bem. Que espécie de música? A que você gostar ou preferir. Não pense que deverá gostar da música que não é do seu agrado. Ouça apenas as canções que você gosta, e relaxe para escutá-las. Você pode cantar enquanto dirige um carro, ou faz qualquer coisa que obviamente não interfira. Muita gente "famosa" canta mentalmente enquanto joga ou pratica a sua profissão. É uma boa idéia. Cante enquanto estiver no banho, qualquer coisa serve. Organize uma discoteca! com as canções que você aprecia. Você terá investido algum dinheiro, não apenas na diversão, mas, com toda a certeza, na sua saúde.

Mas para relaxar mesmo, com uma "boa música", para os adeptos e audiófilos campistas, aqui um clássico que há bom tempo não toco e, é uma das músicas minhas preferidas e mais pedidas em qualquer acampamento.
E claro, que para isso haja um bom violeiro pelas redondezas, rsrs..

Troca de idéias - Uma boa forma de lazer e relaxamento é bater papo com os amigos, trocar experiências de outros acampamentos ou qualquer tipo de assunto que vier ao momento, e quem sabe fazer novas amizades, tudo isso saboreando aquele churrasquinho e aquela gelada!
Aliás, quer saber mais sobre churrasquinho? veja como.. Churrasco no camping no blog Camping Natural.

bebidas-4
Importante é que tudo isso seja feito num ambiente calmo, alegre, de descontração e companheirismo. E quando acordar no dia seguinte, de ressaca ou não, terá o mar ou um riacho de águas transparentes para recompor as energias, o que não aconteceria se não tivesse transferido esse momento da sua sala de sua casa para a barraca.
pessoa-4
Se você quer de fato desfrutar de mais prazer e viver se sentindo melhor com as suas atividades, sejam quais forem, relaxe, o máximo que puder. Você ficará surpreendido como será mais fácil lidar com os problemas, uma dúvida ou mesmo desfrutar de um lazer estando relaxado.


A noite 

A noite no acampamento é geralmente muito curta. Tomar sol e banho de mar, respirar ar puro, andar são atividades que cansam muito, principalmente quem leva vida sedentária. Quando chega a noite, o campista está normalmente fatigado. Além disso, como a barraca esquenta rapidamente de manhã (às vezes, a temperatura interna da barraca chega a ficar quase insuportável durante o verão), o campista em geral acorda cedo. Por isso, dormir cedo é uma necessidade.
Geralmente, acampar numa área mais ou menos isolada provoca alguma insegurança e faz com que os campistas que lá se encontrem criem imediatamente laços de solidariedade. Durante o dia, emprestam-se tudo, sal, açúcar, conversa-se em função das necessidades que aparecem no acampamento. 
À noite, amizade já feita, a reunião está pronta para começar.
Em volta da fogueira - Numa praia deserta ou no frio das montanhas, uma das grandes curtições é reunir-se em torno de uma fogueira. A atração do homem pelo fogo é milenar. Olhar simplesmente o fogo queimando a madeira é um dos prazeres da vida, mesmo para o homem mais sofisticado. Em volta do fogo, costumes antigos como conversar, assar batatas, cantar e tocar violão ficam mais gostosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário