Menu

6.2.23

Caça e Pesca

Caça e pesca na sobrevivência

É preciso muito mais do que o conhecimento e as habilidades para construir abrigos, conseguir comida, fazer fogueiras, e viajar sem o auxílio de dispositivos de navegação padrão para viver com sucesso através de uma situação de sobrevivência na caça e pesca
Algumas pessoas com pouca formação ou nenhuma técnica de sobrevivência conseguiram sobreviver em circunstâncias que ameaçaram a sua vida. 
Outras pessoas com treinamento de sobrevivência não usou suas habilidades e morreram. 
Um ingrediente chave em qualquer situação de sobrevivência é a sua atitude mental e usar técnicas de caça e pesca
Ter habilidades de sobrevivência é importante; ter a vontade de sobreviver é essencial. 
Sem uma meta para sobreviver, competências adquiridas de pouco servem e o conhecimento inestimável se acaba.

Camping Selvagem

Armas & Cia

Como um  bom guerreiro que sabe a importância do uso de suas armas, ferramentas e equipamentos, isto é especialmente verdadeiro em sua faca. 
Você deve sempre mantê-la afiada e pronto para usar. 
Uma faca é a sua ferramenta mais valiosa em uma situação de sobrevivência. 
Imagine estar em uma situação de perigo ou sobrevivência sem armas, ferramentas ou equipamentos, exceto a sua faca. 
Pode acontecer! Você pode até ficar sem uma faca, e provavelmente iria se sentir impotente, mas com o conhecimento e as habilidades adequadas, você pode facilmente improvisar itens necessários.

Arco e Flecha

O arco e flecha usado para a caça antecede a história registrada e é comum para a maioria das culturas. Você pode fazer um arco e flecha a partir de materiais disponíveis em sua área sobrevivência. 
É um sistema de projeção de setas pelo arco, muito comum em nossas tribos indígenas, mas em se tratando de caça em um acampamento ou na sobrevivência, há dois modelos a seguir:

Primeiro procurar fazer um bom arco, com madeira firme e pouco flexível, de mais ou menos 1.20 cm, em seguida a flecha, faça algumas 0.60 cm, que sejam bem rígidas. 
Para fazer uma ponta de flecha, use sílex, conchas e pedras que são os melhores. 
Você pode fazer uma ponta de flecha eficiente usando vidro quebrado. 
Ou afiando muito bem as pontas, no caso de não ter esses utensílios. 

O cordão, caso não tenha uma cordinha, serve cadarço de sapato emendados, arames, etc. 
A casca da árvore da bananeira dá um bom cordão, cortando, desfiando e deixando secar, vá trançando até fazer uma cordinha.

Amarre nas duas pontas fazendo uma "bifurcação" nas duas pra prender a corda bem forte, formando um pequeno arco. Agora antes de caçar alguma coisa, você tem que treinar muito a pontaria até achar que está pronto e tudo funcionando.
Sacola simples, camuflada de caçador

Em situações de sobrevivência, você pode ter que formar um número e tipos de instrumentos e equipamentos para sobreviver em uma determinada área. Exemplos de ferramentas e equipamentos que poderiam tornar sua vida mais fácil são cordas, machadinhas, panelas, mochilas, roupas, redes, e assim por diante.
Armas servem a um propósito duplo. Usá-las para obter e preparar alimentos e para fornecer autodefesa. Uma arma também pode lhe dar uma sensação de segurança e fornecer-lhe a capacidade de caçar em movimento.

Facas


Facas de caça são usadas tanto na caça como na preparação de alimentos. O objetivo principal é esfolar o animal, e para cortar a carne. Existem vários tipos de facas de caça no mercado. A maioria das facas de caça tem outras atividades como faca de acampamento.
O foco principal é de conseguir a melhor faca de caça, é que ela tenha que processar a carne adequadamente.

Boas facas de sobrevivência

Estas são algumas das facas se sobrevivência (caça e pesca), encontradas aqui no nosso meio. 
A escolha não foi feita totalmente aleatória, mas damos importância não só por serem boas facas, mas também pelo preço acessível a todos nós campistas. Aproveite e veja vários outros modelos:

1 - Faca de Sobrevivência Delta - Guepardo
3 - Faca De Sobrevivência Nautika 321140 Scorpion para Caça e Pesca
2 - Faca Scorpion Nautika Tatica Sobrevivência, Caça e Pesca

Como escolher a melhor faca de caça

Todos temos as nossas próprias preferências, mas esses pontos precisam ser verificados.
1. Tamanho: Alguns preferem com lâminas longas e alguns pequenas. As pequenas são melhores para transportar e manter.  
2. Lâmina: Ele tem que reta, sem nenhum rombo, com qualidade, o suficiente para o processo de esfola, e de corte de carne tornar-se mais fácil. 
3. Força da faca e robustez, para cortes em madeira também. 
4. Sistema de empunhadura confortável. A faca de caça sem um sistema de aderência e empunhadura não é uma boa faca.


Melhores modelos de facas de caça

Para ajudar você a conhecer a faca de caça perfeita, selecionamos alguns modelos mais usadas pelo mundo afora, conhecidas pelos seus melhores rendimentos:

1 - Ka-Bar Becker BK2 CampanionEsta é uma das melhores faca de caça que você pode obter no mercado. Esta faca de caça oferece excelente qualidade e durabilidade ao longo de uso prolongado.
Se você é uma pessoa que ama acampar, fazer caminhadas ou outras coisas ao ar livre, em seguida, esta faca vai se tornar muito útil, pois oferece vários usos.

2 - MTech EUA MT-086Melhor faca de caça de lâmina longa: se você é grande fã de lâmina fixa, então esta vai ser a melhor faca de caça para você. É perfeita para treinamento de sobrevivência ou de campismo. O sistema de empunhadura permite agarrá-la

3 - ESEE  LSP LaserEsta é sem dúvida uma das melhores facas de sobrevivência para caçadores. É um pouco diferente de outras facas de caça. Você pode fazer um monte de coisas, esfola, picagem, filetagem de peixes. A bainha permite bloquear facilmente a faca com o pino ajustável.  É um dos melhores facas de cortar para atividades externas.

4 - Kershaw Diskin Hunter Esta é uma faca de caça de lâmina fixa com um desempenho sólido. Esta faca de caça oferece uma alça confortável e lâmina larga. É feita de aço inoxidável premium, tamanho de 4 5/8 polegadas, e uma bainha. Pode ser bem usada como faca de sobrevivência.


5 - Benchmade 15016-2 Hidden Canyon Hunter - A pequena e melhor faca de caça. Nem todo mundo gosta de grandes facas de caça. Tem comprimento de lâmina de 2,67 polegadas com espessura 0140. Tamanho total 6,32 polegadas. Lâmina fixa de aço inoxidável premium. A lâmina pode parecer pequena, mas pode fazer o trabalho de forma muito fácil. Uma das maiores vantagens desta faca é que ele pode ser facilmente armazenada. Ela tem uma bela bainha de couro.

6 - Schrade 165OT Se você está procurando uma faca de caça, então é esta. Lâmina fixa de aço inoxidável de alto teor de carbono, muito afiado. O comprimento da lâmina é  9 1/2 polegadas que pode ser facilmente dobrado na bainha de couro. Ela tem um peso de 9,6 oz, e não se sente desajeitada na mão. Ele oferece um bom equilíbrio e desempenho que é muito útil para o processamento de cortes.


7 - CRKT Onion Skinner - Uma Best faca pequena. Esta faca de caça pode parecer estranho para você, mas tem uma qualidade incrível que poucas podem fazer. 
Ela tem um comprimento de apenas 3,75 polegadas. Extremamente surpreendente para muitos caçadores por causa do tamanho. Alguns até mencionou que este é o tamanho perfeito para uma faca de caça. Tem uma elevada durabilidade, devido à lâmina de aço inoxidável, pesa apenas 3,7 onças e bainha de couro.



Melhores tipos de facas de bolso

Uma faca dobrável é uma das ferramentas de corte mais comuns que as pessoas transportam hoje. Existem inúmeras marcas e variações de facas dobráveis de bolso no mercado, e apenas um pequeno grupo seleto pode caber em critérios de avaliação. 
Inúmeras pessoas de muitas partes do mundo usam facas de bolso para uma grande quantidade de postos de trabalho, eles não saem de casa sem uma.Algumas das classificações mais populares incluem: canivetes suíços, lâminas de utilidade, multi-ferramentas ou multi-uso, e canivetes tradicionais com várias lâminas.
Nunca se baseie simplesmente no apelo estético de uma faca. Fazendo a devida investigação e diligência irá permitir-lhe decidir sobre a melhor faca de bolso que é apropriado para suas próprias preferências pessoais de todos os dias de corte necessidades. 

1 - Buck Knives 110BRS Folding Hunter Melhor faca dobrável de caça: É muito poderosa e pode fazer coisas incríveis. É grande quando aberta e pequena quando dobrada. Você pode facilmente levar esta faca de caça no bolso ou em uma bolsa. Oferece várias finalidades e diversos fins ao ar livre.

2 -Havalon PirantaEsta faca de caça é feita para esfolar, tem arestas extremamente afiadas que permitem fácil de vestir e esfola, e mudar as lâminas se quiser. Esta faca pode ser facilmente dobrada e tem um clip de bolso, o cabo é de plástico.

3 - OPINEL NO8Melhor faca de caça de bolso, como acessório de campismo. É mais do que uma faca de caça, para muitos admiradores oferece uma lâmina de aço de alto carbono. É fácil de usar e vem com um design dobrável. Você pode bloquear o colar para fins de segurança quando não usado. É famosa no uso como faca de bolso no acampamento ou piqueniques. Lâmina de 3,25 polegadas é suficiente para fazer pequenas tarefas. 
Uma coisa que precisa ser mencionado é que a beleza das Facas Opinel é sempre elogiado por muitas pessoas. Por causa da beleza, algumas dessas facas são ainda apresentados em museus.



Boas facas de caça

Para ajudar você a escolher a faca de caça perfeita, e que pode ser adquirida com mais facilidade, sem ter que recorrer às grandes marcas, que achamos "equivalentes" com a que encontramos por aqui, indicamos algumas delas, populares e de bons rendimentos.
Aproveite, e escolha outras, já que existe vários tipos e marcas.

Faca Esporte Camping Sp-154 Western - lâmina aço inox 15cm, camuflada, com bainha.
Faca Esportiva Especial - para Bushcraft e Camping, com bainha.
Faca Hunter - Guepardo - um modelo Full Tang com bainha.
Faca Mutum Echolife - punho em madeira. 

Faca Esportiva Kampy CB0800 Guepardo - aço inox, cabo em fibra de nylon emborrachado, lâmina clip point, pederneira, dureza rockwell 57HRC e apito de emergência. Legítimo modelo halftang.


Facas de pesca e mergulho

Existem facas de mergulho de vários tamanhos, retas, com escamador de peixes e, são próprias para cortar linhas de náilon. Algumas pequenas que permitem ficar presas ao colete equilibrador, outas médias que normalmente são presas na perna. Facas maiores são para mergulhadores profissionais e especializados.
Faca de camping Mundial FE07, caça e pesca (polivalente), aço inox de alta qualidade.  

Faca De Mergulho Albatroz Qs-213 - aço escovado preto, anticorrosivo.


Alimento

Após a água, o requisito mais urgente do homem é a comida. Ao contemplar praticamente qualquer situação de sobrevivência hipotética, a mente se volta imediatamente para pensamentos de alimentos. 
A menos que a situação ocorra em um ambiente árido, menos água, o que é mais importante para a manutenção de funções do corpo, quase sempre seguem alimentos em nossos pensamentos iniciais. 

O sobrevivente precisa lembrar que os três elementos essenciais de sobrevivência - água, comida e abrigo - são priorizados de acordo com a estimativa da situação real. Esta estimativa não deve apenas ser oportuna, mas também ser precisa. Algumas situações podem determinar que o abrigo precede tanto comida e água.

Animais para alimentação

A menos que você não tenha a chance de uma caça grande, concentre seus esforços sobre os animais menores, devido à sua abundância. 
As espécies menores também são mais fáceis de preparar. 
Você não deve saber, quais de todas as espécies, são adequados como alimento. 
Relativamente poucos são venenosos, e eles fazem uma lista menor para se lembrar. 
O importante é aprender os hábitos e padrões de comportamento de classes de animais.

Por exemplo, os animais que são excelentes opções para captura, aqueles que habitam um determinado intervalo e ocupam um antro ou ninho, aqueles que têm áreas de alimentação  fixa, e aqueles que têm trilhas que levam de uma área para outra.

Além disso, você deve compreender as escolhas alimentares de uma espécie particular.
Você pode, com relativas exceções, comer qualquer coisa que rasteja, nada, caminha ou voa. 
O primeiro obstáculo é superar sua aversão natural a uma fonte de alimento particular.

Historicamente, as pessoas em situação de fome têm recorrido a comer tudo o imaginável para a nutrição. Uma pessoa que ignora uma fonte de alimentos saudáveis, devido a um viés pessoal, ou porque sente que é pouco atraente, está arriscando sua própria sobrevivência.
Embora possa ser difícil no início, um sobrevivente deve comer o que está disponível para manter sua saúde.




Insetos

A forma de vida mais abundante na terra, insetos são facilmente capturados. Insetos fornecem proteína de 65 a 80 por cento em comparação com 20 por cento para a carne bovina. 
Este fato faz com que sejam importantes, se não excessivamente apetitoso, uma fonte de alimento. Insetos para evitar incluem todos os adultos que mordem ou picam, peludos ou insetos coloridos, lagartas e insetos que têm um odor muito forte. 
Além disso, evite as aranhas e os portadores de doenças comuns, tais como carrapatos, moscas e mosquitos.
Larvas de insetos

Troncos caídos no chão são excelentes lugares para procurar uma grande variedade de insetos, incluindo formigas, cupins, besouros e larvas, que são as larvas dos besouros.  
Pedras, tábuas ou outros materiais deitados no chão fornecer os insetos bons locais de nidificação. Cozinhe antes de come-los.
Você pode moer uma coleção de insetos como um bolinho, removendo as asas e pernas farpadas, misturá-los com vegetação comestível e cozinhá-los para melhorar o seu sabor. 
Mas você pode comer a maioria dos insetos e larvas cru.

Minhocas (Annelida) 
São uma excelente fonte de proteínas. Cave a terra em húmus úmidos ou preste atenção para eles no chão depois de uma chuva. Depois de capturá-los, deixá-los em água limpa e potável por alguns minutos. As minhocas irão limpar-se naturalmente ou lavar-se, após o qual você pode comê-las crus ou cozinhá-las.

Crustáceos

Faixa de animais de água doce e salgada, os mais comuns são: o camarão de água doce (pitu) em tamanhos de 0,25 cm até 20,5 centímetros. 
Eles podem se formar em grande quantidade, como colônias flutuantes ou em fundos de lama de lagoas e lagos, mais o mais comum é abeira de riachos. 
Uma dica: onde tem pitu a água é 100% potável e limpa, pode beber sem receio. 
Lagostins são semelhantes a lagostas e caranguejos marinhos aos siris. 
Você pode distingui-los por seu exoesqueleto duro e cinco pares de pernas, o par dianteiro com pinças de grandes dimensões.

Lagostins são menores e ativos à noite, mas você pode localizá-los durante o dia, olhando ao redor pedras nos córregos. Você também pode encontrá-los na lama macia perto dos furos de respiração. Pegue eles amarrando pedacinhos ou órgãos de peixes, quando o lagostim agarrar a isca, puxe para a areia antes que ele tenha a chance de soltar a isca.
O camarão pode vir a uma luz à noite, onde você pode colhê-los com uma rede. 

Você encontra lagostas de água salgada, caranguejos, siris, guaiás e camarões na beira da ressaca fora à água a 10 metros de profundidade. 
Os guaiás ficam nas pedras à beira da praia.  
Caranguejos e guaiás virá a isca colocada na borda de uma vara, onde você pode prender a isca. 
Pode pegar lagostas e caranguejos com uma armadilha com isca ou anzol. Lagostas e caranguejos são noturnos e pegam melhor à noite, mas o guaiá em qualquer hora.
O pequeno guaiá


Moluscos

Esta categoria inclui os polvos de água doce e salgada, como caracóis, mexilhões, bivalves, cracas, caramujos, chitons, e ouriços do mar. Você encontra bivalves semelhantes ao nosso mexilhão de água doce e terrestres e caracóis aquáticos em todo os lugares e em todas as condições de água. 
Caracóis  ou caramujos de água doce são abundantes nos rios, riachos e lagos nas florestas.
 
Em água doce, procure em águas rasas, especialmente com um fundo arenoso ou barrento. 
Perto do mar, procure nas piscinas de maré e areia molhada. 
Rochas ao longo de praias ou estendendo-se em recifes em águas mais profundas. Mexilhões geralmente formam colônias densas em piscinas naturais, em costões ou na base de pedras.

Cuidado - Mexilhões podem ser venenosos nas zonas tropicais durante o verão! Não coma mariscos "crus" e que não estão cobertos por água na maré alta! Na dúvida cozinhe bem.


Peixes

Peixes representam uma boa fonte de proteína e gordura. Eles oferecem algumas vantagens distintas para o campista ou sobrevivente. Eles são geralmente mais abundante do que o mamífero em vida selvagem, e as formas de obtê-los são cuidadosas. 
Para ser bem sucedido em peixes você deve conhecer os seus hábitos. 
Por exemplo, os peixes tendem a alimentar-se pesadamente antes de uma tempestade. 
Não são suscetíveis se alimentar depois de uma tempestade quando a água é barrenta. 
A luz, muitas vezes atrai os peixes à noite. 
Quando há uma corrente pesada, o peixe descansa em lugares onde há um redemoinho, como rochas perto. 
Os peixes também se reunirão onde existem piscinas profundas, sob encosta pendendo, e em redor de folhagem submersa, troncos, ou outros objetos que lhes oferecem abrigo.

Não há peixes de água doce altamente venenosos. No entanto, as espécies de bagres tem, saliências (espinhos) afiados em suas barbatanas dorsais e barbilhões que podem infligir feridas dolorosas que rapidamente se desinfectam. 
Muito cuidado ao se deparar com a raia-de-água-doce, está também possui um ferrão venenoso em sua cauda.
O olho-de-cão - Caracterizado pela cor laranja avermelhado do corpo e pelo tamanho avantajado de seu olho, pode atingir 40 cm de comprimento. 
Vive sobre fundos rochosos e coralíneos, tendo hábitos preferencialmente noturnos e habitando tocas escuras durante o dia. 
Para  pescadores experientes, diz ser uma das delícias do mar, para mim é um manjar!

Cozinhe todos os peixes de água doce para matar os parasitas. 
Também cozinhe peixes de água salgada capturados dentro de um recife ou sob a influência de uma fonte de água doce como medida de precaução. 
Qualquer vida marinha obtida o mais longe do mar não irá conter parasitas por causa do ambiente de água salgada.
Peixe-leão - venenoso

Você pode comer estes cru. Certas espécies de peixes de água salgada tem carne venenosa. Em algumas espécies o veneno ocorre sazonalmente em outras, é permanente. 
Exemplos de peixes de água salgada venenosa são os peixes:
baiacu, peixe pedra, peixe-leão, moreias, peixe-porco-espinho, peixe escorpião, niquim..
Alguns peixes de grande porte, como a barracuda, cavala, bicuda, agulhão, cherne, piraúna, mero, garoupa (já bem vivida), e outros, na própria verdade não são venenosos, mas pode transmitir a "ciguatera" (envenenamento dos peixes por toxina bioacumulada) se comidos cru ou malcozidos.


Anfíbios

Rãs e Lagartixas são facilmente encontrados em torno de corpos de água doce. Rãs raramente se movem com segurança na beira da água. 
Ao primeiro sinal de perigo, elas mergulham e se enterram na lama e detritos. Há poucas espécies venenosas de rãs. 
Evite qualquer sapo de cores vivas ou um que tem uma marca distinta "preto, amarelo, vermelho" sobre ele. Não confunda sapos com rãs. 

Você normalmente encontra sapos em ambientes mais secos. 
Várias espécies de sapos secretam uma substância venenosa através de sua pele como uma defesa contra ataque. Portanto, para evitar o envenenamento, não manipule ou coma sapos. 
Lagartixas são encontradas em torno de rochas e bancos de lama, também como as salamandras que são venenosas (não coma nenhum tipo de salamandra) e note que salamandras são coloridas como algumas rãzinhas venenosas.


Répteis

Os répteis são uma fonte de proteína boa e relativamente fácil de pegar. 
Você deve cozinhá-los, mas em caso de emergência, você pode comê-los crus. 
Sua carne crua pode transmitir alguns parasitas, porque os répteis são de sangue frio, mas eles não carregam as doenças do sangue dos animais de sangue quente. 
O teiú ou teju é um lagarto muito comum e fácil de ser capturado, a qualquer hora do dia, procure uma árvore baixa mais distante, amarre um cordão (barbante, náilon) com um anzol fisgado, a 30 cm do chão, e é só aguardar.

A tartaruga terrestre ou jabuti, podem ser encontradas. 
As tartarugas marinhas; de pente, cabeçuda, etc. são comestíveis, mas são protegidas por lei (por estarem ameaçadas de extinção), portanto não mate, só em último caso. 
Cobras, até cobras venenosas e jacarés são todos comestíveis.


Aves

Todas as espécies de aves são comestíveis, embora o sabor irá variar consideravelmente. 
Como acontece com qualquer animal selvagem, você deve entender os hábitos comuns das aves para ter uma chance realista de capturá-las. 
Durante a época de nidificação, algumas espécies não vai deixar o ninho mesmo quando se aproxime. Saber onde e quando o ninho dos pássaros está faz  a captura mais fácil. 
Aves tendem a ter voos regulares que vão desde o ninho a uma área de alimentação, água, e assim por diante. A observação cuidadosa deve revelar onde essas rotas migratórias vão.

A nidificação de aves apresentar uma outra fonte de alimento - ovos. Remova dois ou três ovos com cuidado, deixando alguns marcados no espaço. 
O pássaro vai continuar a pôr mais ovos para preencher o espaço. 
Continue removendo os ovos frescos, deixando as que você marcou.

Mamíferos

Todos os mamíferos são comestíveis e excelentes fontes de proteínas. 
Há algumas desvantagens na caça para os mamíferos. Em um ambiente hostil, ele pode detectar eventuais armadilhas colocadas na terra. 
O montante do prejuízo que um animal pode infligir é diretamente proporcional ao seu tamanho. 
Todos os mamíferos têm dentes (exceto tatu) e quase todos mordem em autodefesa. 

Mesmo um mico pode infligir uma ferida grave e qualquer mordida apresenta risco de infecção. 
Além disso, uma mãe pode ser extremamente agressiva na defesa de seus filhotes. 
Qualquer animal com nenhuma rota de fuga lutará quando encurralado. 
Os mais comuns são gambás, tatus e macacos (estes, cuidado com algumas espécies protegidas).














Animais mais comuns em nossa fauna:

Insetos: aranhas e outros artrópodes diversos.
Cobras: caninanas, corais, jararaca e jararacuçus.
lagartos: calangos, iguanas e teiús.
Aves: saíras, rendeiras, tangarás, arapongas, beija-flores, juritis, gaviões, urubus, urus, jacupembas, pombos, gralha azuis, inhambus-chintã e alguns psitacídeos.
Mamíferos: sagüis, macacos-prego, cachorros-do-mato, quatis, guaxinins, gatos-do-mato, pacas, ouriços-coendu, caxinguelês, tapitis, tatus, tamanduás-mirim e gambás.

Jacutinga – (Pipile jacutinga) é uma ave da família dos cracídeos de ocorrência na Mata Atlântica no Brasil, mede cerca de 75 cm, alimenta-se de frutos e alguns invertebrados.
800px-Aburria_jacutinga_-Parque_das_Aves-8
Inhambu Xintã – (Crypturellus tataupa), conhecido ainda no Brasil pelos nomes populares: pé-roxo, bico-de-lacre, chitão ou chororó; e em inglês "Tataupa tinamou". É uma ave de ampla distribuição geográfica no Brasil (habitando o nordeste, centro-oeste, sudeste e sul).
Inhambu
Lagarto Teju (Teiú) – O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru. Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento) e abrange sete espécies, todas nativas da América do Sul.
Teju - 800px-Goldteju_Tupinambis_teguixin
Tatu – Cabassous unicinctus, é conhecido como tatu-de-rabo-mole devido à ausência de cobertura completa de escudos dérmicos na cauda. Chega a 34,7 a 44,5 cm de comprimento. 
A coloração é castanho-escura com bordas amareladas. 
É insetívoro e noturno. A distribuição histórica do tatu-de-rabo-mole é na América do Sul, do leste da Colômbia, norte da Venezuela e Guianas, até o sul dos estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, no Brasil. Os “biomas” onde esta espécie ocorre são a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pantanal.
tatu
Cateto - Pecari tajacu também conhecido por caititu, caitatu, taititu, tateto, pecari, porco-do-matoe patira, é um mamífero artiodáctilo, da família Tayassuidae e gênero Pecari.
O cateto é chamado de porco-do-mato devido à sua aparente semelhança com os javalis.
Habitam uma grande variedade de ambientes, como áreas desérticas e campos abertos, florestas tropicais e semitropicais, no Brasil e o chaco paraguaio.

Gambá – (também chamado mucura, na Amazônia e na Região Sul do Brasil, sarigué, sariguê, saruê ou sarigueia, na Bahia, timbu ou cassaco, de Pernambuco ao Ceará, micurê, no Mato Grosso e raposa, no Paraná, taibu, tacaca, saurê ou ticaca) é um mamífero marsupial. 
É um dos maiores da família dos didelfídeos. Pertence ao gênero Didelphis. São onívoros. Nas cidades, são, frequentemente, atropelados por terem a visão ofuscada pelos faróis e por terem pouca mobilidade – exceto nas árvores.
gambá
Paca - Cuniculus paca é uma espécie de roedor da família Cuniculidae. Anteriormente era denominada Agouti paca. O termo "paca" se origina do nome tupi para o animal, paka, que também significa "vigilante, desperto, sempre atento".
Possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras,com unhas afiadas, o que deixa uma característica pegada em solos umedecidos e em beiras de rios e lagos. 
Habita matas tropicais, preferencialmente perto de lagos, rios ou riachos. Mora em buracos no chão ou em buracos naturais em locais com pedra, sempre com várias saídas de emergência, que são usadas como rota de fuga em casos de perigo.

Guaiamu - (Cardisoma guanhumi) é um caranguejo da família dos gecarcinídeos. Esse crustáceo pode ser encontrado deste o Norte até a Região Sudeste do Brasil, quase sempre em locais entre o manguezal lamacento e a área de transição entre este e a mata, normalmente em terreno arenoso e úmido.



Armadilhas 

Para um sobrevivente desarmado ou um campista sem recursos de alimentos, prender e capturar uma caça selvagem é uma boa alternativa. 
Várias armadilhas bem distribuídas em uma área tem mais potencial de capturar animais do que uma pessoa com um rifle. 
Para ser eficaz com qualquer tipo de armadilha ou laço, você precisa:
- Estar familiarizado com as espécies de animais que você pretende pegar.
- Ser capaz de construir uma armadilha adequada.
- Não alarmar a presa, deixando sinais de sua presença.

Não há armadilhas concretas que podem ser definidas para todos os animais. Você deve determinar quais espécies estão em uma determinada área e definir suas armadilhas especificamente com esses animais em mente. 

Procure o seguinte:
- Pistas e trilhas.
- Faixas (onde podem ocorrer determinada espécie).
- Excrementos.
- Mastigados ou esfregos na vegetação.
- locais de nidificação ou poleiro.
- Áreas de alimentação e beberagem.
Posicione suas armadilhas e ciladas em que há prova de que os animais passam. Você deve determinar se ele é uma "pista" ou uma "trilha". A trilha vai mostrar sinais de uso por várias espécies e será bastante distinta. 

Uma pista é geralmente menor e menos distintas e só irá conter sinais de uma espécie.
Você pode construir uma armadilha perfeita, mas não vai pegar nada se colocá-la a esmo na floresta. 
Os animais têm áreas de cama, nascentes e áreas de alimentação com trilhas que levam de um lugar para outro.
Você deve colocar algumas armadilhas em torno dessas áreas para ser eficaz.

Você deve remover ou mascarar o cheiro humano em torno da armadilha que você definir. 
Embora os pássaros não têm um sentido desenvolvido de cheiro, quase todos os mamíferos dependem do cheiro mais do que à primeira vista. 

Mesmo o menor cheiro humano em uma armadilha irá alarmar a presa, causando a evitar a área. Realmente remover o cheiro de uma armadilha é difícil, mas mascarando é relativamente fácil. Use o fluido do fel e urina bexigas de mortes anteriores. 

Não use urina humana. Lama, particularmente a partir de uma área com abundância de vegetação apodrecida, também é bom.
Use para revestir as mãos ao manusear a armadilha e para revestir a armadilha quando defini-la. 
Em quase todas as partes do mundo, os animais conhecem o cheiro de fumo queimado e a fogueira em uma vegetação. Somente quando um incêndio realmente acontece, que eles ficam alarmados. 
Portanto, mascarando as partes da armadilha é um meio eficaz de evitar o seu cheiro. 
Não manuseie uma armadilha enquanto ele está resistindo. 
Quando você posicionar a armadilha, camufle o mais natural possível para evitar a detecção por algum predador e não alarmar a presa.


Armadilhas colocadas em uma trilha ou corredor deve usar canalização. 
Para construir um canal, construa uma barreira em forma de funil que se estende a partir dos lados do trajeto para a armadilha, com a parte mais estreita mais próxima da armadilha. 
O canal deve ser discreto para evitar alertar a presa. 
Como o animal frente à armadilha, ele não pode virar à esquerda ou à direita e continua na direção. Poucos animais selvagens farão o retorno, preferindo encarar a direção da viagem. 
O canal não tem que ser uma barreira intransponível. 
Você só tem que torná-lo inconveniente para o animal a passar por cima ou através da barreira. 
Para melhor efeito, a canalização deve reduzir a largura da trilha para apenas um pouco mais largo do que o corpo do animal alvo.


Uso de Isca

Atraindo o animal para a sua armadilha ou laço aumenta suas chances de pegá-lo. Quanto a captura de peixe, você deve usar iscas em quase todos seus preparativos. 
A isca deve ser algo que o animal sabe, no entanto, não deve ser tão prontamente disponível na área imediata que o animal pode obtê-la por perto. 
Por exemplo, atraindo uma armadilha com milho no meio de um campo de milho não seria suscetível de funcionar. 
Da mesma forma, se o milho não é cultivado na região, uma armadilha com isca de milho pode despertar a curiosidade de um animal e mantê-lo alertado enquanto ele pondera o estranho alimento. Sob tais circunstâncias, sem ter uma isca, uma que funciona bem em pequenos mamíferos é a manteiga de amendoim de uma refeição. 

O sal também é uma boa isca. Ao usar tais iscas, espalhe pedaços ao redor da armadilha para dar a presa a oportunidade de prová-la e desenvolver um desejo por ela. 
Se você definir a isca em uma armadilha para uma espécie, mas uma outra espécie morde a isca sem ser pego, tente determinar o que o animal era. 
Em seguida, faça uma armadilha adequada para o referido animal, usando a mesma isca. 
Nota: Depois de ter preso com sucesso um animal, você não só vai ganhar confiança na sua capacidade, você também vai ter reabastecido-se com isca por várias armadilhas.


Armadilha e Laços - Construção

O coração de qualquer armadilha ou laço é o gatilho. 
Ao planejar uma armadilha ou laço, pergunte a si mesmo como ele deve afetar a presa, o que é a fonte do poder, e qual será o gatilho mais eficiente. 
Suas respostas irão ajudá-lo a planejar uma armadilha específica para uma determinada espécie. Armadilhas são projetados para capturar e soltar ou para capturar e matar. 
Algumas armadilhas aqui citadas são um pouco complexas ou complicadas para se expor, mas com paciência, atenção e um pouco de prática, fica fácil.

Laço simples
Consiste em um laço colocado sobre uma trilha ou dentro de um buraco, anexado a uma estaca firmemente estacada. 
O laço é colocado na posição vertical sobre uma trilha de passagem, use pequenos galhos ou folhas de grama para segurá-la para cima. 
Certifique-se o laço é grande o suficiente para passar livremente sobre a cabeça do animal. 
Como o animal continua a se mover, o laço aperta em torno de seu pescoço. 
Quanto mais a luta do animal, mais apertado o laço fica. Este tipo de armadilha geralmente não mata o animal. Se você usar cordas, pode afrouxar o suficiente para escorregar o pescoço do animal. Fio é, portanto, a melhor escolha para uma armadilha simples.

Siga e arraste 
Use uma corda de arrastar em um caminho de animais. 
Coloque forquilhas em ambos os lados da pista e estabeleça uma travessa resistente através deles. 
Amarre o laço na travessa e pendure a uma altura acima da cabeça do animal, (o laço não deve ser muito baixo para a presa entrar com o pé). Como a corda aperta no pescoço do animal, ele puxa a travessa das forquilhas e arrasta junto. 
A vegetação circundante pega rapidamente a travessa e o animal fica emaranhado.

Uma variação da mesma armadilha para pássaros.

Twitch-Up Snare
Um laço simples que usa duas forquilhas, com uma longa e outra perna curta. 
Dobre o laço e marque a trilha abaixo dela. Conduza a longa perna de um pau bifurcado firmemente no chão naquele ponto. 
Assegure que o corte da perna curta desta vara é paralelo ao chão, até a perna longa da forquilha remanescente a uma peça de cordas fixado ao laço. 
Corte a perna curta para que ele pegue na perna curta da outra vara bifurcada. Estenda um laço ao longo da trilha. 
Defina a armadilha dobrando o laço e envolva as pernas curtas das forquilhas. 
Quando um animal pega a cabeça na forca, ele puxa as forquilhas para cima, permitindo que o laço surja e pendure a presa.


Poleiro de Pássaro Ojibwa
Um poleiro pássaro Ojibwa é uma armadilha utilizada pelos nativos americanos há séculos. 
Para ser eficaz, coloque-o em uma área relativamente aberta, longe de árvores altas. 
Para melhores resultados, escolher um local perto de áreas de alimentação, limpando áreas, ou cisternas. Corte um poleiro de 1,8 a 2,1 metros de comprimento e apare todos os membros e folhagens. 

Não use madeira resinosa como o pinheiro. Afie a extremidade superior a um ponto, em seguida, fazer um furo de diâmetro de 5 a 7,5 centímetro a partir do topo. 
Corte um pequeno bastão de 10 a 15 centímetros de comprimento e forme uma extremidade para que ele quase possa se encaixar no buraco. 
Este é o poleiro. 
Plante a longa vara no chão com a ponta para cima. Amarre um pequeno peso, cerca de igual ao peso da espécie-alvo, a um comprimento com um cordel. Passe a ponta livre do cordel através do buraco, e amarre uma corda deslizante que cobre o poleiro. 
Dê um nó simples no cordel e coloque a vara contra o buraco. 
Permita que o cordel deslize pelo buraco até que o nó repouse contra o poste e parte superior do poleiro. A tensão do nó contra o poste e poleiro irá colocar o poleiro na posição. 
Espalhe o laço sobre o poleiro, garantindo que cubra o poleiro em ambos os lados.

Resumo detalhado:
(1) Faça um furo em uma estaca e finque-a no solo;
(2) Pegue um graveto longo e fino, um pouco menor que o furo feito na estaca;
(3) Pegue um barbate e amarre em uma das extremidade um pedra, e passe a outra extremidade pelo furo feito na estaca, e após isto faça uma laço corrediço nesta extremidade;
(4) Monte conforme a figura e coloque uma isca no meio do laço.

A maioria das aves prefere descansar em algo acima do solo e vai pousar no poleiro. Assim que a ave pousa, a vara vai cair, liberando o nó, permitindo que o peso caia. A corda vai apertar ao redor dos pés do pássaro e capturá-lo. Se o peso for muito grande, ele vai cortar os pés da ave, permitindo-lhe escapar.

Snare Trap
Corte um pedaço de galho de árvore, forte e flexível, meio verde, de 2 a 3 metros de comprimento, enterre muito bem no chão. 
Um cordão ou fio forte e maleável de 2 metros e faça um laço como da foto, amarre-o bem no final da vara e teste o tamanho até que chegue a armadilha que você vai armar. 

Veja na ilustração, ela mede + ou – 35cm largura, 35cm altura, 50cm comprimento.
É toda em gravetos ou bambus cortados e amarrados com fios ou cordões mais finos. 
Não é difícil de fazer, com uma boa faca é rápido, mas tenha o cuidado de deixar uma só entrada à frente, os lados devem ficar como uma gaiola para o bicho enxergar a comida. 
Amarre tudo muito bem, para que ela não fique frouxa.

Agora o importante; pegue um pedacinho de madeira ou toco 20/ 25cm comprimento, corte-o bem como a figura; este vai ser o pino do gatilho, amarre-o no fio antes do laço. 
Pegue outro pedaço de madeira, 35cm, para fazer o gatilho de disparo, note, porém que ele fica solto! só vai ficar preso com a tensão da corda com o pino na armadilha. 
Após colocar a isca, puxe a corda com o pino com força, e estique até a armadilha, ajeite com todo cuidado para não disparar. 
Com jeito, você encontra a melhor posição do pino com o gatilho, ajeite o laço na posição da foto, coloque algumas folhas por cima para disfarçá-lo. Está pronto, o animal para alcançar a comida vai ter que enfiar a cabeça e tocar no gatilho; aí já era, não tem erro, morte certa.

Noosing Wand
Uma vara corda ou varinha, é útil para capturar pássaros empoleirados ou pequenos mamíferos. 
Ela exige uma operação paciente. Esta varinha é mais uma arma do que uma armadilha. Ele consiste em uma vara (tamanho que desejar) com um pedaço de arame ou corda rígida na extremidade pequena. Para pegar uma ave, você desliza o laço sobre o pescoço de um pássaro e puxe-o apertado. Você também pode colocá-lo sobre um buraco  em uma toca e se esconder nas proximidades. Quando o animal emerge da toca, você empurra a vara para apertar o laço e, assim, capturar o animal.

Deadfall
É um gatilho usado para soltar um peso sobre a presa e esmagá-la. O tipo de peso utilizado pode variar, mas deve ser forte o suficiente para matar ou incapacitar a presa imediatamente. Construa o Deadfall  usando três varas entalhadas. Estes entalhes seguram as baquetas juntos em um padrão, quando sob tensão. Requer prática, paciência e ângulos precisos em sua construção.




Paiute Deadfall
Usa-se pedaço de cordel e uma vara. Tem a vantagem de ser bem fácil. 
Um laço numa extremidade de um pedaço de madeira para a extremidade inferior da vara diagonal. Amarre a outra extremidade do cordel noutro pedaço de madeira de cerca de 5 centímetros de comprimento. 
Este pedaço de 5 centímetros é o gatilho. 
Traga a meio caminho o cordão à volta da vara vertical com o pedaço do gatilho em um ângulo de 90 graus. 
Coloque a vara isca com uma extremidade contra o peso da pedra, a outra na extremidade cravada na estaca no chão. Quando uma presa perturba a vara isca, ela cai livre, liberando o pau captura. Como a vara diagonal voa para cima, o peso cai, esmagando a presa.

Outro exemplo:

Já que não tem gravetos, vale a pena improvisar!

Esta armadilha é quase o mesmo procedimento, porém usando um pequeno arco atado a vara vertical e o mesmo atado ao gatilho.

Armadilha Arco (Bow)
Uma armadilha arco é uma das armadilhas mortais. 
É perigoso para o homem, bem como para os animais. 
Para construir esta armadilha, construa um arco e ancore no chão com estacas. 
Ajuste o ponto de mira, o arco a uma vara de alternância para o pau gatilho. 

Duas varas verticais empurradas para o chão seguram a vara de disparo no lugar em um ponto onde a vara de alternância vai envolver a corda do arco puxado. 
Coloque uma vara de captura entre a vara de alternância e uma estaca cravada no chão. Amarre um fio de viagem ou cordel para a vara de captura,  encaminhe ao redor com estacas e em toda a pista da caça onde você amarrou. 
ATENÇÃO - Esta é uma armadilha letal. Aborde com cautela!

Outro modelo, mas com procedimento um pouco diferente.

Cabo de lança porco (Pig Lança Shaft)
Para construir o cabo de lança porco, selecione uma vara stout cerca de 2,5 metros de comprimento. 
No final menor, terá várias pequenas participações. 
Amarre a extremidade firmemente a uma árvore ao longo da trilha  de caça, um comprimento de cordel para outra árvore do outro lado da trilha. 
Amarrar uma vara resistente, suave para a outra extremidade do cabo. 
A partir da primeira árvore, amarrar um fio de viagem e esticá-lo do outro lado da pista, e amarrá-lo a uma vara de pesca. 

Faça um anel de deslizamento a partir de vinhas ou outro material adequado. 
Cercar o fio de viagem e a vara suave com o anel deslizante. 
Enlace uma extremidade de outra vara lisa dentro do anel de deslizamento e sua outra extremidade contra a segunda árvore. 
Puxe a extremidade menor do cabo da lança do outro lado da trilha e posicione entre o cabo curto e a vara lisa. Quando o animal  esbarrar no fio de viagem, a vara de captura puxa o anel deslizante para fora das varas lisas, liberando o cabo da lança que vem do outro lado da trilha e espeta a presa contra a árvore.
ATENÇÃO - Esta é uma armadilha letal. Aborde com cuidado!

Armadilhas para peixes
Próximo de um riacho, é fácil fazer esta armadilha, basta obter algumas pedras, areia ou galhos para obstruir o sentido e direção de fluxo de águas em um sentido, forçando assim, os peixes entrarem na armadilha.


Outro modo fácil e prático: corte a parte superior de uma garrafa plástica, introduza a mesma em sentido contrário, coloque as iscas dentro. Coloque a garrafa em um riacho ou córrego, amarrada com um fio (cadarço de sapato serve) e uma pedra. As iscas podem ser pequenas minhocas. Você não vai pegar peixes grandes, mas vale a pena.

Usando um puça, você pode pegar pequenos peixes na beira de rios, como também camarões e pitus.



Preparação de peixes e caças para cozinhar e armazenagem

Você deve saber como preparar peixe e caças para cozinhar e armazenamento em uma situação de sobrevivência. A limpeza ou armazenamento inadequado pode resultar em destruição do alimento, e transformá-lo em não comestíveis.

Peixes
Não comer peixe que parece estragado. 
Cozinhar não garante que os peixe estragado será comestível. Sinais de deterioração são: olhos fundos, odor peculiar, cor suspeita, depressão contínua na carne do peixe depois de pressionando-o com o polegar, viscoso, em vez de corpo úmido ou molhado.
Comer peixe estragado ou podre pode causar diarréia, náuseas, cólicas, vômitos, prurido, paralisia, ou um gosto metálico na boca. Estes sintomas aparecem de repente, só de um a seis horas após a ingestão. Induza o vômito se aparecerem sintomas.

Prepare o peixe para comer o mais rapidamente possível após a captura-lo. Corte as guelras e grandes vasos sanguíneos que se encontram perto da coluna vertebral, os despojos de peixes estragam rapidamente após a morte, especialmente em um dia quente. 
Você pode empalar um peixe inteiro em uma vara e cozinhá-lo em fogo aberto. 

No entanto, ferver o peixe com a pele é a melhor maneira de obter o valor nutricional. 
Você pode usar qualquer um dos métodos utilizados para cozinhar alimentos vegetais para cozinhar peixes. Embale o  peixe em folhas de bananeira e enterre embaixo das brasas de uma fogueira,  até que você sinta que já está bom (cheiro por exemplo), mais ou menos 20 minutos, retire a areia até chegar ao peixe cozido.

Cobras
Primeiro corte a cabeça e enterre, em seguida, corte a pele para baixo do corpo de 15 a 20 centímetros, descasque a pele para trás, em seguida, segure a pele em uma mão e o corpo do outro e separe. Em grandes cobras, pode ser necessário cortar a pele da barriga e retirar as entranhas, corte a cobra em seções pequenas, ferva ou asse. Cozinhe da mesma forma como uma caça pequena.


Aves
Depois de matar o pássaro, retire suas penas e sangre. Lembre-se, sangrar remove uma parte do valor dos alimentos. Abra a cavidade do corpo e remova suas entranhas, salvando o coração e fígado. 
Corte os pés, cozinhe por fervura ou asse num espeto. Antes de cozinhar aves necrófagas, ferva-as pelo menos 20 minutos para matar os parasitas.

Caça
Sangre o animal cortando sua garganta. Se possível, limpe a carcaça perto de um riacho. Coloque a barriga de caça para cima e divida a pele da garganta à cauda, ​​cortando em torno de todos os órgãos. Retire glândulas para evitar contaminar a carne, principalmente gambás. 
Cozinhe grandes pedaços de carne sobre um espeto ou ferva. 
Você pode guisar ou ferver pedaços menores, particularmente aqueles que permanecem ligados ao osso após o abate inicial, como sopa ou caldo. 
É possível cozinhar os órgãos do corpo tais como o coração, fígado, pâncreas, baço, rins, usando os mesmos métodos que para a carne de músculo. Você também pode cozinhar e comer o cérebro.
 

Conservação

Defumação
Para defumar carne, prepare um invólucro em torno de um fogo. 
Duas coberturas agarradas juntas vai funcionar. 
O fogo não precisa ser grande ou quente. 
A intenção é produzir fumaça e não calor. 
Não use madeira resinosa no fogo porque sua fumaça vai estragar a carne. 
Use madeiras para produzir boa fumaça. 
A madeira deve ser um pouco verde. 

Corte a carne em fatias finas, não mais de 6 centímetros de espessura, e arme sobre um quadro. Certifique-se de nenhuma das carnes tocar a outra. 
Mantenha o gabinete coberto em torno da carne para manter a fumaça e manter uma estreita vigilância sobre o fogo. Não deixe que o fogo fique muito quente. 
Carne defumada desta forma irá durar cerca de 1 semana. 
Dois dias defumada irá preservar a carne para 2 a 4 semanas.
Você também pode usar um poço para defumar carne.


Secagem
Para conservar a carne por secagem, corte-a em tiras. Pendure as tiras de carne em um rack em um local ensolarado com bom fluxo de ar. Mantenha as tiras fora do alcance de animais e cubra para manter as varejeiras longe. Verifique que a carne esteja completamente seca antes de comer. 
Outros métodos de conservação
Você também pode preservar carnes usando o congelamento ou a métodos de salmoura e sal. 
Congelamento
Em climas frios (de montanha), você pode congelar e manter a carne indefinidamente, embrulhando com material impermeável (como plásticos) e enterrá-lo a beira de um riacho. Congelamento não é um meio de preparação de carne. Você ainda deve cozinhá-la antes de comer.
Salmoura e sal
Você pode conservar a carne por imersão completa em uma solução de água salgada. A solução deve cobrir a carne. Você também pode usar sal por si só.


ATENÇÃO: NOTA IMPORTANTE - O blog Camping Selvagem como em todo o seu conteúdo em se tratando e abordando técnicas e táticas de caça e pesca de animais. 
Não "influencia e nem promove" em qualquer momento à pratica a tais procedimentos, indo de contra a leis de proteção ambiental e proibição em todo território nacional a caça e captura de animais silvestres da nossa fauna. 
Abordando somente a estas atividades em "casos extremos", em se tratando de sobrevivência do indivíduo ou de sua família  para o seu próprio sustento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário