Menu

6.2.23

A rede

Rede - Companheira Inseparável 

A rede de descanso ou rede de dormir é um utensílio doméstico de origem indígena, que originalmente era feita com cipó e lianas. Chamadas de "hamaka", que consiste numa espécie de tecido com alças.
Camping Selvagem
Durante o Brasil colônia era muito utilizada para dormir, enterrar os mortos no meio rural e como meio de transporte, onde os escravos carregavam os colonos em passeios pela cidade e até em viagens.

É um artefato legado dos indígenas da América do Sul. Teve grande importância na sociedade brasileira dos primeiros anos do descobrimento e durante toda a época colonial.
Uma rede em uma casa de praia:
rede

Hoje em dia, as redes são fabricadas de diversas formas e materiais, desde as mais tradicionais de fio, tecidas em "batelão" (tear) mecânico ou elétrico, até as feitas a partir de tecido ou de materiais sintéticos como nylon e outros materiais.
 
Na região nordeste do Brasil, a rede ainda é muito utilizada para dormir em substituição à cama, sendo também tradicionalmente utilizada para descanso em casas de praia (casas de veraneio).

A que eu uso é inseparável, de nylon, ganhei de presente da minha tia de João Pessoa (PB), é ótima, já acampei várias vezes sem barraca, só com ela!. Pesa só 450 gramas!
O segredo é se acostumar com ela. Tem gente que conheço que não se adapta de jeito nenhum!.
Armando a rede – Para armar um rede é muito fácil; em um acampamento basta ter duas árvores próximas uma da outra, uns 3.00mts, ter dois pedaços bons de cordas, não precisam ser muito grossas, amarrar as duas pontas em cada árvore numa altura de mais ou menos 1.50mts.

Após isso deite-se e veja se a altura esta boa, levante ou abaixe a altura nas árvores a seu critério, e pronto. 
Esse tamanho da altura, vai depender também do tamanho da rede que você tem, e é claro, o seu peso:
rede para dormir camping
Dois exemplos de armar rede, se a distancia das árvores for um pouco grande, é só aumentar a corda que a prende, note que uma das redes é de nylon.

Hammock Camping - Acampamento com rede

Você não precisa necessariamente de uma barraca para acampar

Esse  tipo de camping  funciona bem para climas mais quentes e acampamento próximo do carro se você não quiser dormir no seu carro. 
É ótimo para aqueles que se identificam com redes e querem se arrumar em qualquer espaço e ser aventureiros.

Hammock camping é uma excelente opção se quiser misturar um pouco de emoção ou não conseguir encontrar um terreno nivelado. 
Você também não precisa de uma barraca de rede específica e geralmente pode fugir com apenas uma rede comum e um saco de dormir se desejar, fazendo algum tipo de bivaque. 

Se você não está confortável dormindo nas árvores, mas está à procura de um sono elevado, uma barraca pop-top de rede pode ser o seu espaço também.
Entediado de sua barraca? Este é um remédio de hospedagem para sua próxima viagem, se você não se importar em deixar contato com o chão.

Os métodos de acampamento vêm em todos os tipos de formas e tamanhos, mas uma prática em que nos interessamos especialmente é o acampamento de rede. 

A variabilidade, variedade e natureza compacta do acampamento "hammock" tem um par de benefícios óbvios, tais como o alívio em sua bagagem, mas também alguns fatores menos óbvios a considerar, como evitar o mau tempo.
Escolha a sua árvore com cuidado, especialmente ao amarrar várias redes

O Hammock camping é uma ótima maneira de abandonar a barraca e encontrar novas perspectivas, mas certifique-se de que está pendurando seu abrigo em um lugar apropriado. 

Nunca escolha a árvore mais alta nas proximidades; No caso de uma tempestade, o vendaval irá atingir o primeiro, provocando bastante incômodo em seu abrigo.

Sobre o assunto de árvores: escolha bem direito. Encadear sua rede com uma árvore morta pode resultar em algum contato involuntário com o solo, especialmente se você e um amigo decidirem ancorar a mesma árvore morta. 
As redes penduradas altas são épicas, mas tenha cuidado com as preocupações de segurança

Enquanto as redes  penduradas altas certamente fazem uma grande postagem do Instagram, no interesse da segurança, não recomendamos fazê-lo. 
Em primeiro lugar, para chegar a essa rede superior, você estará subindo em superfícies instáveis, o que não é um cenário ideal quando você possui tralhas em baixa altura e uma fogueira. 

Além disso, imagine sua rede ser a mais alta em uma pilha e ter que usar o banheiro no meio da noite. Por este motivo e muito mais, não pensamos que esta seja uma ótima configuração.

Compartilhar uma rede é divertido durante algumas horas, mas não recomendamos durante a noite

Pensando em trazer apenas uma rede para duas pessoas? Enquanto alguns minutos ou horas compartilhando uma rede são agradáveis, não recomendamos compartilhar uma durante a noite com um amigo(a). 

Em primeiro lugar, você não está fazendo suas costas com nenhum parceiro(a), e não ficará satisfeito com você pela manhã. Nós podemos garantir isso. 
Em segundo lugar, se qualquer um de vocês tende a se deslocar muito durante o sono, as chances de derrubar da rede são significativamente elevadas.

Pesquisa

Segundo pesquisa do Jornal, O Globo, em 20/06/2011, quem dorme em rede adormece mais rápido e tem um sono mais profundo. 
Célia Corsino, museóloga do IPHAN, em documentário  afirma que a rede já foi até mais utilizada que a cama em diversas comunidades de clima mais quente.

Diz-se que a melhor posição pra se dormir numa rede não é tipo “barquinho”, mas na transversal. 
O que você acha?

Um caso de amor com o Brasil 

A rede é tão enraizada na nossa cultura popular que as vezes esquecemos de quão distante vem este caso de amor. Veja fotos clássicas de alguns dos grandes nomes da nossa música deitados em uma rede em algum momento do passado.
Dorival Caymmi. A paixão de todos os baianos – e deste baiano em especial – por uma rede é bem conhecida.
caymmi
Mesmo que a rede tenha o Norte e Nordeste como seu porto seguro, o carioca Cazuza não nos deixa esquecer que a rede é patrimônio cultural de todos os brasileiros.
cazuza
Uma excelente opção para dormir e descansar.
Nunca acampo sem minha rede: 

A rede; sem ela não tinha como, nem condições, de tocar meu violão, ler um bom livro sossegado, dormir pensando no que fazer amanhã, e voltar tranquilo no primeiro ou segundo dia. 
Ela me salva a vida! Minha companheira inseparável.





Nenhum comentário:

Postar um comentário